quinta-feira, julho 29

Privatização da Saúde

1. - Inexoravelmente, o ministro da saúde continua a cumprir, zelosamente, o seu programa de privatização da saúde.
O Projecto de Parceria Público-Privado (PPP) constitui, como várias vezes temos referido, o núcleo estratégico da política de saúde de Luís Filipe Pereira. Ir substituindo, progressivamente, o estado como prestador de cuidados de saúde, entregando esta tarefa aos lobbys privados da saúde. Como as empresas privadas exercem a sua actividade visando o lucro, a lógica de mercado vai impor que as prestações de saúde se transformem num bem cujo acesso estará condicionado áqueles  que puderem pagar.
2. - Para cumprimento de mais um importante passo deste, socialmente, ruinoso projecto, realiza-se hoje no Centro Cultural de Cascais, com a presença do ministro da saúde, Luís filipe Pereira e do ministro das finanças, Bagão félix,  a cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a construção do novo Hospital de Cascais, o segundo a ser construído em regime de Parceria Público Privado (PPP) e cuja construção deverá estar concluído em 2007. 
3. - Os dois maiores algozes de importantes conquistas sociais do 25 de Abril - Serviço Nacional de Saúde e Segurança Social- , presidem à cerimónia. Portugal transformou-se num imenso braseiro. Fruto da  política social de terra queimada dos XV e XVI governos da coligação PSD/CDS.