domingo, setembro 12

Substituição de Enfermeiros por Auxiliares


1. - A Ordem dos Enfermeiros (OE), tem vindo a identificar e denunciar, nos últimos dois anos, acções desenvolvidas pelas administrações de alguns hospitais do SNS, cujo objectivo é a substituição de Enfermeiros por Auxiliares de Acção Médica (AAM), na execução de tarefas cuja diferenciação técnica exige que sejam efectuadas por Pessoal de Enfermagem, com prejuízo grave da qualidade e da garantia de segurança dos cuidados de saúde prestados aos utentes.
Recentemente, a administração do Hospital Fernando da Fonseca promoveu uma formação onde foi exigido aos enfermeiros ensinar aos Auxiliares de Acção Médica do Bloco Operatório (BO), práticas das quais depende a segurança dos doentes.
2. - No passado dia 07 de Setembro, uma delegação da Ordem dos Enfermeiros (OE), presidida pela Bastonária Maria Augusta de Sousa, foi recebida em audiência pelo Ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, onde, entre os temas tratados, se incluia a substituição de enfermeiros por não enfermeiros.
Este problema preocupa especialmente a OE por considerar que estas acções constituem uma grave ameaça à qualidade e à garantia de segurança dos cuidados que são prestados aos cidadãos.
4. - Comentários:
Este tipo de medidas insere-se no processo de mercantilização porque passa a Saúde.
A exploração privada dos serviços de Saúde visa reduzir os custos, mesmo que isso signifique perda da qualidade dos cuidados, para realizar o maior lucro possível.
Já imaginaram o que irá acontecer à qualidade dos cuidados quando estiverem em funcionamento os dez novos hospitais (PPP) com exploração privada?
LINKAR:
  • Comunicados da Ordem dos Enfermeiros