terça-feira, outubro 5

O peso dos galões

A Metáfora

Patinha Antão
Poderá parecer mais uma brincadeira do Inimigo Público, mas não é.
Segundo o Semanário Expresso de 02 .10.04, "foi o ponto alto da Presidência Aberta que Jorge Sampaio dedicou à Saúde. Em matéria de humor, naturalmente".
Conta o Expresso que "estava a comitiva presidencial no Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) de Olhão ouvindo a exposição (muito crítica) sobre o estado da luta contra a droga no nosso país, feita pelo médico responsável do serviço, quando este alude aos excessivos consumos de “ecstasy”. Para dizer que o Algarve tem muitos consumidores desta droga que vêm de fora. “Há até programas turísticos que oferecem hotel, praia, discoteca e pastilhas”, comentou ironicamente o médico. O problema é que um dos presentes não percebeu a ironia. E, puxando dos galões que o seu estatuto ali lhe atribuía, pediu a palavra e disse mais ou menos o seguinte: “ Fiquei muito preocupado com o que ouvi e por isso quero desde já anunciar que vou pedir ao meu colega, secretário de Estado do Turismo para que mande investigar esses programas turísticos”.
Fez-se um silêncio sepulcral. Estranhamente todos os presentes conseguiram resistir e ninguém desatou às gargalhadas. Só se ouviu, em tom baixo, a voz do Presidente da República a dizer ao secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde: “Oh dr. Patinha Antão, olhe que era só uma metáfora".
Nota: O comentário certeiro da Francisca, levou-me a alterar o título deste "post".

2 Comments:

Blogger Francisca said...

Todas as formas de comunicação podem suscitar equívocos.
Geralmente, os que neles caiem são os que usam e/ou puxam de um galão.:)

12:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que para aí se diz, ainda há muita boa gente que dá o rabinho e três tostões (desculpem-me a expressão) por um lugar no Governo. Parece ser o caso do Patinha Antão. E está-se mesmo a ver. De tão inchado, no seu posto, para mais a acompanhar o Presidente, impaciente por deitar faladura, eis que se espalha ao comprido.
Sara Alves

4:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home