sexta-feira, outubro 1

Consumo de Cannabis



A propósito das inúmeras notícias sobre o consumo de Cannabis em Portugal, não podemos deixar de transcrever o excelente texto de Daniel Oliveira:
O que é que o PSD anda a pôr nos charros?
"Portugal é um país especial. Por cá, dizem as estatísticas do Instituto da Droga e Toxicodependência , já morreram, desde que o PSD chegou ao governo, 40 pessoas por consumo de cannabis.
Até hoje, tirando Portugal, só foi detectada uma morte (sem confirmação) pelo consumo de cannabis. Foi no Reino Unido.
Mas o mais maravilhoso é a forma como a comunicação social repete e amplia o disparate nos títulos para só o esclarecer no fim dos textos.
Estas estatísticas portuguesas resultam de uma extraordinária metodologia: se morreu e tem vestígios de cannabis no sangue, então morreu pelo consumo de cannabis. Estou curioso para saber quantas pessoas morreram em Portugal, o ano passado, por consumo de leitão da Bairrada.
Os vestígios da cannabis ficam cerca de dois meses no organismo. Por isso, já sabe, se vai morrer, não se drogue. Que Portugal, que tem um número assustador de consumidores de heroína (o País da União Europeia dos 15 onde é proporcionalmente maior o consumo desta droga dura), tenha um Estado que faz da cannabis o seu principal alvo de ataque, mais do que patético, é preocupante. E que se continue a colocar estas duas drogas ao mesmo nível é apenas irresponsável. Expliquem a um miúdo que fumou uns charros que no fundo isso é igual a injectar heroína e o que estão a fazer é a abrir-lhe a porta para a tragédia."
Barnabé , publicado por Daniel Oliveira