Imposto do Tabaco
O Imposto do tabaco deixou de financiar a Saúde.
O Estado arrecadou 1224 milhões de euros em 2003 através do imposto sobre o tabaco. Mais 64 milhões de euros (cinco por cento) do que no ano anterior, de acordo com os dados da secretaria-geral do Orçamento. O montante é equivalente a cerca de um sexto do orçamento total para o Serviço Nacional de Saúde em 2003, mas, curiosamente, desde esse ano as verbas arrecadadas com este imposto deixaram de ser utilizadas como forma de financiamento do Ministério da Saúde.
Este Governo, além de subfinanciar a Saúde procedeu ainda ao corte de uma das suas poucas fontes de financiamento não estatais.
5 Comments:
Quer dizer: Quando esta moçinha resolvia tirar um cigarro e fumar, estava a contribuir para o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde!
Ela agora vai perder a motivação para se despir! É pena.
Esqueci-me de perguntar qual a marca que ela fuma. Deus queira que não seja SG. Porque era uma injustiça! Uma moçinha destas com pesticida.
Será interessante apurar em que altura ela sente o impulso de fumar: antes, no intervalo, depois? Conforme as respostas a esta questão teremos: taxa moderadora, pagamento de 50% e pagamento a 100%. Se fumar nas três fases estaremos perante uma mecenas.
Estamos para aqui a brincar sobre um assunto deveras triste. O cangalheiro tudo tem feito para arruinar o SNS para justificar a sua entrega Á privada.
Já não sei se hei-de de lamentar mais o corte de financiamento ao SNS ou o facto desta moça ter sido vítima de pesticida.
Enviar um comentário
<< Home