domingo, dezembro 5

Boa Música, faz bem à Saúde


Birth of the Cool (1)
- Miles Davis – trumpet;
- Kay Winding – trombone;
- Junior Collins – French horn:
- John Baber – tuba;
- Lee Konitz – alto sax;
- Gerry Mulligan – baritone sax;
- Al Haig – piano;
- Joe Shulman – bass;
- Max Roach – drumas.
Formação para as composições: Move, Jeru, Budoe e Godchild, recorded January 21, 1949 in NYC. Em Abril 1949 foram gravadas no mesmo estúdio: Venus de Milo, Boplicity, Israel e Rouge, com alteração da anterior formação:
- J.J Johnson - trombone;
- Sandy Siegelstein - french horne;
- John Lewis - piano;
- Nelson Boyd - bass;
- Kenny Clarke.
Em Março de 1950 foram gravadas: Moon dreams, Deception; Rocker e Darn That Dream, com alteração da formação:
- Gunther Schuller - french horn;
- Al Mckibbon - bass;
- Kenny Hagood - vocal.
Capitol jazz records.
Miles Davis, natural do Illinois, foi enviado pelo pai para NYC para estudar na Juilliard.
Como acontece quase sempre nestas situações, MD passava a maior parte do tempo nos clubes da Rua 52 a ouvir jazz. Começou a trabalhar com Charlie Parker, chegando a integrar o seu quinteto como elemento permanente.
Em 1949 organizou o seu primeiro grupo com nove executantes e uma instrumentação que o jazz nunca conhecera (ver ficha CD, acima). Este grupo apenas actuou em público duas vezes mas gravou um album que é hoje um clássico : Birth of the Cool, título profético pois a sua música foi inspiradora do surgimento de uma nova tendência: o Cool Jazz.
(1) Nota: Este CD é dos mais antigos cá da casa e o que mais vezes foi emprestado. Está em perfeitas condições e foi sempre devolvido dentro dos prazos prometidos. Tenho que desenvolver um estudo sobre a prática do usucapião em relação ao empréstimo de livros, CDs e DVDs.

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Francisca said...

Não se preocupe Xavier, a aquisição de propriedade pela usucapião só é possível, para os bens móveis, com a posse pública e pacífica por 2 anos (acho eu, não tenho o Código à mão e estou com uma preguiça que nem lhe conto, mas amanhã confirmo), mas não se preocupe... a não ser que os empreste por meses a perder de vista.

1:04 da manhã  
Blogger xavier said...

Francisca, fiquei surpreendido com os seus conhecimentos jurídicos. Imaginava-a mais da área das Românicas.

9:19 da manhã  
Blogger Francisca said...

Más influências, Xavier, mas os meus conhecimentos jurídicos são parcos, se não desprezíveis.
E andei eu a polvilhar os meus posts com todo o inglês que sabia... para me descobrir a careca de românicas:)

1:51 da manhã  
Blogger xavier said...

Já tinha reparado. As românicas pretendia ser uma provocação.

2:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home