terça-feira, março 22

Portugal e o Problema do Desenvolvimento


As dificuldades são essencialmente de carácter cultural.
Suécia, Finlândia e Dinamarca são hoje as economias mais competitivas da UE apesar dos seus sistemas de protecção social, demostrando que o investimento em conhecimento pode permitir à Europa preservar, no essencial, a qualidade de vida a que habituou os seus cidadãos.
A aposta do novo governo para ultrapassar o atraso da economia portuguesa, parece ser o de seguir o exemplo destes países, ou seja, investir no triângulo do conhecimento, constituído pela educação, investigação e inovação, chave do crescimento da produtividade.
O problema de Portugal parece, no entanto, ser bem mais complexo.Temos formas de vida e de cultura contrários aos factores de sucesso no mundo do século XXI: gostamos do consumo ostentatório, falta-nos orgulho nacional, somos pouco solidários, temos uma grande dificuldade em lidar com o risco, com o trabalho e com o conhecimento (link)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto é um país de saloiada manhosa.
Popó com muita cilindrada, vivenda, casa de praia, férias no estrangeiro, camarote vitalício no Alvalade XXI, filhos a estudar no São João de Brito, declaração de rendimentos zero, o cidadão lusitano é só prosperidade.
Não vai ao cinema nunca foi ao teatro, não lê jornais diários, não se lembra de quando leu o seu último livro, adora filmes pornográficos e vota CDS/PP.
Todo ele é um manancial de cultura. Com muita brilhantina.
O seu desporto favorito são umas quecas rápidas no intervalo do almoço, em pensões com águas correntes, com as moçinhas recém chegadas ao local onde trabalha.
A esposa, uma loira oxigenada, de ancas largas, vai pentear-se diariamente à Isabel Queirós do Valle, frequenta as consultas do Tallon, tem um carro desportivo e anda amancebada com o homem do talho que todos os fins de semana tem o cuidado de lhe reservar a melhor carne do lombo.

1:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo que somos um povo atrsado que gosta de lançar mão dos mais diversos expedientes para não fazer nada, fugir aos impostos e armar-se ao pingarelho, ao melhor da Cantareira. Assim vai ser difícil...

9:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Portuguese style. Únicos na Europa.
Educação, educação é o que este povo precisa...

11:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home