terça-feira, março 22

Plano Tecnológico


1. – Com o objectivo de promover o crescimento da economia baseado no conhecimento, na tecnologia, na inovação e na qualificação dos portugueses,ou seja, a necessidade de colocar a tecnologia e a inovação ao serviço da competitividade económica, o Governo pretende criar uma Unidade de Missão para o Plano Tecnológico, que substituirá as estruturas existentes, e que apresentará no prazo de seis meses o conjunto de medidas intersectoriais para impulsionar a inovação (link)
Actualmente existe uma instituição criada pelo Estado para a promoção da Inovação, a “Agência de Inovação, S.A. (Adi)” com capital subscrito em partes iguais pelo Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (50%), e pelo Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho, através do IAPMEI (25%) e da PME - Investimentos (25%).
2. - Entende-se por Inovação Tecnológica uma nova combinação de necessidades do utilizador e dos recursos tecnológicos necessários para lhe dar resposta.
A tecnologia nas empresas é factor de competitividade, surgindo nos equipamentos, processos de fabrico, produtos e serviços. É um conjunto complexo de conhecimento, recursos e saber-fazer, organizado para a produção de bens e serviços:
• Apenas conhecimento = disciplina científica
• Apenas recursos = equipamento.
• Apenas saber-fazer = competência potencial
Porque é que a maioria das empresas ignora a I&D?
• É possível viver sem ela;
• É factor sofisticado de competitividade;
• Resultados aparecem a médio e longo prazo;
• As empresas têm estratégias predominantemente defensivas.
A preocupação das empresas não é a tecnologia, mas a funcionalidade.
Daí a necessidade de o Governo promover a inovação, em matéria de conhecimento, ciência e tecnologia, através da adopção de políticas públicas de fundo, transversais à generalidade dos ministérios, sendo necessário para tal a criação de uma Unidade de Missão.