sábado, novembro 20

Boa música, faz bem à Saúde

O Nascimento do Jazz de fusão

Miles Davis- Filles de Kilimanjaro.
MD - trumpet;
Wayne Shorter - tenor sax;
Herbie Hancock - piano, electric piano;
Ron Carter - bass;
Tony Williams - drums;
Chick Corea - piano, electric piano;
Dave Holland- bass.
Chick Corea e Dave Holland, participam em duas faixas em substituição de Herbie Hancock e Ron Carter: "Petits Machins (little stuff) (8:05) e Mademoiselle Marry (Miss Mabry) (16:32), gravadas em New York a 19 de Junho e 24 de Setembro de 1968.
Contemporary Jazz Master
Rompimento com a estrutura rítmica tradicional derivada do bop. Introdução no jazz do piano eléctrico, primeiros passos da música de fusão rock/jazz, juntamente com o trabalho seguinte "In a Silent Way.
"Around this time. l was moving into a guitar-like sound in my music". MD, a confessar a sua admiração por Jimi Hendrix, músico oriundo dos blues que trouxe novo vigor e criatividade à música rock.
Miles Davis - Bitches Brew
Personnel ( on all cuts):
MD - trumpet;
Wayne Shorter - soprano sax;
Lenny White - drums;
Bennie Maupin - bass clarinet;
Chick Corea . electric piano;
Jim Riley - percussion;
Jack DeJonnette - drums;
Harvey Brooks - fender bass;
Charles Alias - drums;
Dave Holland - bass;
John Mclaughlin - electric guitar;
Joe Zawinul - electric piano;
Larry Young - electric piano (quatro faixas).
CBS Jazz Materpieces.
Com este Album, MD partiu, na altura, a loiça toda. De acordo com os padrões da época a música deste album era indefinível: não parecia jazz de espécie alguma. Era música nova.
Este album foi a iniciação no jazz para muitos rockeiros: transitaram dos compasso 2X3 e das longas rifadas do rock para esta música estranha, mistura de rhythm-and-blues e música oriental, longe do bop do jazz tradicional.
Foi num concerto (Bitches Brew e John Maclaughlin. Não foi no Rivoli, claro) que eu me apaixonei por esta música (sempre a subir) para toda a vida e pela minha companheira que fez o favor de ficar mais de meia hora.

Etiquetas: