domingo, novembro 21

Cascais sem Unidade de Infecciologia


Hospital Distrital de Cascais, SPA
O Caderno de Encargos do Concurso Público Internacional para adjudicação do novo Hospital de Cascais, com construção e gestão em regime de parceria público-privado(PPP), não prevê o funcionamento de uma Unidade de Imunodeficiência para atendimento de doentes com HIV.
"Esta medida deve-se ao facto de o hospital - a substituir a partir do segundo semestre de 2008 - não ter a especialidade de infecciologia, sendo os doentes com VIH assistidos por médicos de medicina interna.
No âmbito da preparação do perfil funcional do novo hospital de Cascais, foi entendimento da Direcção-Geral de Saúde e da Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, após vários estudos e auscultação de peritos, que este hospital deveria continuar a não ter a especialidade de Infecciologia. Assim sendo, ficou definido que os doentes devem ser todos referenciados para o Hospital Egas Moniz.
A valência de Medicina Interna do Hospital de Cascais deverá assegurar a continuidade terapêutica - por estar mais próximo fisicamente dos doentes -, contudo, somente «após decisão terapêutica e protocolo» com aquele hospital de Lisboa."
(link)
Toda a política de saúde deste ministro se orienta para a redução da oferta de cuidados, principalmente daqueles que envolvam custos mais elevados, como é o caso do tratamento dos doentes com HIV.