terça-feira, novembro 9

(Sistema) Nacional de Saúde


Salas de Espera de um Hospital SA: Utentes das Seguradoras; Utentes da Caixa.
Não resisto a publicar esta pequena história que um colega de trabalho me enviou por email, com ligeiras adaptações à realidade SA.
O diálogo passa-se entre duas Assistentes Administrativas do Ambulatório de um Hospital SA e uma utente do (Sistema) Nacional de Saúde. Corre a graça do ano de 2008.
(Voz feminina, jovem e cheia de graves sensuais.)
- Ambulatório SA. Bom dia! Faça o favor de dizer!
- Estou. Era para marcar uma Consulta de Ginecologia.
- Um momento, por favor... Neste momento só é possível marcar para a próxima semana. Qual é o seguro?
- É pela Caixa.
- Ah! Vou passar à minha colega.
(Voz estridente, mulher de meia-idade)
- Está? Serviço da Caixa.
- Estou. Era para marcar uma Consulta de Ginecologia.
- Não é possível marcar consultas pelo telefone. Tem de vir cá pessoalmente e pagar a taxa da marcação.
- ... Muito bem. Qual é o horário e o valor da taxa?
- Das 9h30 às 11h30 e são dez euros.
- ... 10 euros, só para marcar!
Já agora, pode-me dizer para quando será possível marcar a consulta?
- Para Julho.
- Desculpe! Para quando?
- Para Julho...de 2005, como é evidente!
- De 2005?
- Sim. Mas não lhe posso garantir que seja atendida nessa data.
- Obrigado.
Marta poisou o telefone desalentada. Três filhos ainda pequenos e o magro rendimento da família não lhe permitia adquirir um seguro de saúde.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fiel espelho da realidade. Ninguém poderá negar que não haverá atendimento para os que não podem pagar. Só que os recursos afectos a esta prestação, sempre escassos, drenarão todos os doentes com recursos para o atendimento a pagar. Quem não puder pagar, morrerá, não da cura, mas de tanto esperar.
Um abraço
João Pedro

10:18 da tarde  

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