domingo, dezembro 5

Leiam, por favor


"Os estudantes com menos competências literárias são os mais vulneráveis ao insucesso escolar, alerta a OCDE num relatório elaborado a partir dos dados do PISA (Programme for International Student Assessment) de 2000, um estudo internacional sobre as competências dos jovens de 15 anos.
As crianças e jovens portugueses não estão habituados a ler e têm dificuldade em compreender o que está escrito. A "culpa" pode ser atribuída à família, mas os professores podem também não estar totalmente isentos de responsabilidades ".
(link)
Razão tinha a Prima do "Guarda Factos" sobre a "Alergia" que o pessoal jovem tem às leituras:
"Terminou o secundário - com razoável aproveitamento e boa verbalização - sem alguma vez ler um livro. Gesta heróica para que muito contribuíram familiares palavrosos, que lhe implantavam cultura por via endoauricular. Sim, que ele nunca havia passado da página 44 de Os Maias, mas discursava fluentemente sobre a influência do trauma do registo de mãe incógnita na obra de Eça..."
Este apesar de "vulnerável" teve sucesso. É a clássica excepção à regra.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Somos uma cambada de semi analfabetos. Por isso é que temos os políticos incompetentes que a única coisa que sabem fazer é destruir algumas coisas sofrivéis que nos restam: ambiente, zona marítima exclusiva, património imobiliário e artistico, etc.

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A incapacidade em motivar os nossos jovens para a leitura tem a ver com a situação sócio económica do país.
Miúdos que se apresentam às aulas sem pequeno almoço, muitos já depois de terem feito tarefas pesadas para ajudarem na economia familiar.
Miúdos que se defrontam na escola com ambientes de violencia exercida por outros alunos pertencentes a grupos sociais minoritários não integrados ou, dificilmente, integrados na nossa sociedade.
Miúdos com pais ignorantes que não escondem a sua impaciência pelo final dos estudos para que possam começar a trabalhar e ajudar o rendimento familiar.
Motivar os miúdos à leitura: Na grande maioria dos casos: não há condições.Precisamos de mais umas gerações para ultrapassar este atraso.

3:24 da tarde  
Blogger Francisca said...

Claro que há condições.
Independentemente da aptidão de cada miúdo, cabe à família, em primeira linha:
- Ler com eles, ensiná-los a ouvir música, levá-los ao teatro, visitar museus, fazer concursos de desenho e jogos educativos yadayadayada em vez de os empurrar para uma play station ou palmilhar centros comerciais.
- Acompanhar os programas das escolas, falar com os professores e colmatar as falhas.
É verdade que temos muitos maus professores, mas o insucesso escolar passa, também, por termos pais muito desleixados.

1:59 da manhã  
Blogger xavier said...

1. - De acordo. Há digamos uma elite de meninos que tem os devidos cuidados dos pais e dos professores. A maioria não tem uma coisa nem outra. As taxas de insucesso escolar em Portugal demonstram-no.
2. -Até há pouco receei uma navegação solitária. Felizmente enganei-me.

2:22 da manhã  
Blogger Francisca said...

Acho que se enganou mesmo, Xavier:)
E, daí, talvez não... sei lá.
Sou uma louca admiradora de Agostinho da Silva, portanto, muito pouco adepta do "educar".
Mas, qualquer que seja a forma de "abordagem", passe a lisonja, não está só... há milhões de portugueses que querem ver nos miúdos a promessa de cidadãos inteiros.
E, mesmo que se sinta numa navegação solitária, como dizia Pompeu, "Navegar é preciso..."
Parabéns pela sensível onda de revolta deste seu texto.

3:53 da manhã  
Blogger xavier said...

A Francisca não dorme?

9:25 da manhã  
Blogger Francisca said...

Apetecia responder: depende:)
Claro que durmo. Geralmente um bocado tarde, mas geralmente, também, não saio de casa àquelas horas em que as ruas ainda estão fechadas.

1:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home