segunda-feira, março 14

Abriu a frente de combate


1. - Não deixa de ser curioso caber ao primeiro ministro, José Sócrates, a abertura da primeira frente de combate da Saúde do XVII governo constitucional, quando manifestou a intenção de alterar a lei que atribui às farmácias o monopólio da comercialização dos medicamentos de venda livre.
Pode pensar-se ter sido Correia de Campos a pendurar este tema polémico no discurso do primeiro ministro. A ser assim, tratou-se do primeiro passo em falso do ministro da saúde, que viu, num ápice, estilhaçar-se o seu estado de graça, sendo forçado a entrar em acção de imediato para apagar os primeiros fogos.
2. - Prevemos que a estratégia de actuação de Correia de Campos seja muito diferente da seguida por Luís Filipe Pereira, admirador de Sun Tzu e que achava que podia vencer o inimigo sem o combater. CC é mais do estilo ou vai ou racha. E, os inúmeros inimigos acossados não faltarão ao longo da legislatura a reclamar desforra.
3. - O certo é que a guerra está lançada e o primeiro inimigo seleccionado: a poderosa Associação Nacional de Farmácias (ANF), liderada pelo arguto João Cordeiro cujo estilo nos faz lembrar Pinto da Costa no seu melhor.
Fazemos votos para que as arremetidas do ministro da saúde contra a ANF não se assemelhem às de Luís Filipe Vieira no combate a Pinto da Costa.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pensei que o CC avançava de peito feito.

12:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para já Correia de Campos perdeu a iniciativa.

1:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O problema do poder das Farmácias prende-se com o condicionamento existente sobre o estabelecimento de novas farmácias. É aqui que é preciso mexer.

1:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As regras de condicionamento do Estabelecimento de Farmácias são absolutamente arcaicas:
1 - A instalação de novas farmácias obedecerá às seguintes condições gerais:
a) A capitação por cada uma das farmácias que ficam a existir no concelho não ser inferior a 4000 habitantes;
b) Não se encontrar instalada nenhuma farmácia a menos de 500 m de distância em linha recta.

1:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home