sábado, julho 15

Combóios, há Muitos


"Acho que estes combóios estão bem. Ainda há bocado íamos a mais de 200 quilómetros por hora. É uma óptima velocidade para o Algarve e até para o Porto".
cavaco silva, lisboa/albufeira 14.07.06
Nesta matéria estamos de acordo com o presidente da república.
O Alfa Pendular constitui efectivamente um excelente serviço de transporte, satisfazendo as necessidades nacionais em termos de rapidez e conforto.
«The Pendolino family of tilting trains intended for this route entered service as long ago as 1999. They replaced conventional trains of locomotive-hauled coaching stock and, when allowed, will see top speeds increased from the current 160km/h, cutting inter-city journey times from 3.5 hours to 2.25 hours.»
Mas o projecto do TGV aí está imparável:
A new public company, RAVE (Rede de Alta Velocidade), has been established to prepare plans for a new €5 billion high speed link (80% funded by the EU, the rest by Portgual and Spain) between Lisbon and Madrid. It would be standard gauge (1,435mm) and complete by 2015.

2 Comments:

Blogger ricardo said...

O inicio do confronto PR / Primeiro ministro que a direita tanto queria está lançado.

José Sócrates clarificou ontem que Portugal vai avançar com o projecto do TGV «apostando desde já na ligação a Madrid», defendendo que o país «não pode ficar de fora da rede de alta velocidade de toda a Europa».
«Isso seria um erro que o país pagaria caro em termos de competitividade e de qualidade de vida», defendeu este sábado, durante a inauguração da Biblioteca Municipal de Chaves.

2:44 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Exactamente em Chaves onde inaugurou mais um pequeno lanço de auto-estrada, Sócrates veio dizer-nos que vamos poder viajar de TGV até Madrid.
E enquanto isso, passaram-se já mais de duas dezenas de anos desde o início da ligação a Chaves por auto-estrada. E por este andar, passar-se-ão outros tanto anos té que a ligação esteja concluída.
E não se vê quando será concluído o famoso e tão necessário IP2 e o sinistro IP3. Muitas das nossas estradas estão melhores, é certo, mas não permitem que nelas se circule a velocidade compatível com as actuais necessidades e com os "novos tempos".
Temos a empresa na hora (55 minutos segundo António Costa; preciosismo é preciso!) temos a marca na hora; e temos horas e horas para chegarmos dos grandes centros à maioria dos concelhos e freguesia do País.
Já alguém se interrogou sobre o tráfego Lisboa-Madrid a utilizar o TGV?
Aproveitar os fundos europeus até parece uma coisa importante. E as despesas de exploração que se hão-de seguir? Se a ligação Lisboa-Porto, no Alfa Pendular, é deficitária, como será a exploração da linha de alta velocidade?
E mais importante ainda: quais os ganhos de tempo do TGV face ao Pendular?
Se o Pendular, com as melhorias da via (que mais parecem as obras de Santa Engrácia)ciurcular a uma média próxima dos 200 Km, (que é possível) que se ganha com o TGV? Ou, irá o mesmo parar apenas em Porto, Coimbra e Lisboa, com uma centena (ou duas) de pasasageiros.
Ciculação de mercadorias no TGV,não será brincadeira?
Há muita coisa mais importante que o TGV e Portugal não pode ir a reboque dos interesse centralista da UE.
PS: é este mesmo Governo que entretanto continua a marcar passo na conclusão da CRIL não cumprindo uma promessa feita.

5:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home