domingo, maio 29

Bom exemplo

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, visitaram no Dia Nacional da Energia, assinalado a 29 de maio, o projeto de eficiência energética implementado no Hospital de Braga. Para o ministro da Economia o projeto desta unidade hospitalar, que prevê uma poupança de 40% dos atuais consumos, é “um bom exemplo dos ganhos que podem existir noutros hospitais”
Através de uma candidatura à iniciativa do Fundo de Apoio à Inovação (FAI) para projetos de melhoria de eficiência de edifícios de prestação de cuidados de saúde, o Hospital de Braga começou a implementar em junho de 2015, um projeto que prevê, num futuro próximo, uma poupança de 900 mil euros por ano, em eletricidade e gás. “São exemplos como este que nos animam a prosseguir a política que estamos a desenvolver no ministério da economia e que dão muito enfâse à eficiência energética”, afirmou aos jornalistas o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. 
O projeto que prevê a implementação de 7 medidas macro de poupança energética, e cujo investimento é de mais de 1milhão de euros, recebeu 500 mil euros do Fundo de Apoio à Inovação e a restante verba é investida pelo Hospital de Braga. Refira-se que a verba atribuída pelo FAI será totalmente reembolsada pelo Hospital de Braga assim que o projeto começar a dar resultados. 
No entender de Manuel Caldeira Cabral a poupança de 40% dos consumos energéticos deste projeto “mostra o potencial que pode haver em todo país de poupança de energia, seja noutros hospitais ou em instituições públicas e privadas de poupança de energia. Portugal não tem recursos em excesso para poder desperdiçar energia e este exemplo de eficiência energética no Hospital de Braga é um exemplo muito importante para o país”. link