domingo, setembro 19

Destruição do SNS



"Sou sempre pelas reformas, nunca pelo aniquilamento e pela destruição".
Jorge Sampaio (Alentejo, 17.09.04).

Senhor Presidente;

1. - Como o Senhor Presidente sabe, últimamente, tem desiludido muito os portugueses. Ingloriamente.
Depois das primeiras decisões do inepto primeiro ministro e do surgimento dos primeiros fracassos e ridículos como o do barco do aborto e os atrasos e erros na abertura das aulas, o senhor presidente já deve ter pensado, mais de uma vez, sobre a justeza da decisão tomada. E, se a decisão tivesse sido outra, por certo, não estaríamos pior do que estamos, antes pelo contrário.
2. - Esperamos que a próxima "Semana da Saúde" contribua para clarificar o que se passa com a reforma da saúde de Luís Filipe Pereira.
3. - Pensamos que o senhor presidente também já percebeu que a pretexto da salvação da ruptura financeira, LFP desenvolveu uma gigantesca operação de destruição do Serviço Nacional de Saúde com o objectivo de entregar o sector aos operadores privados.
Os resultados conhecidos da referida reforma são catastróficos:
Derrapagem financeira. Prejuízo da qualidade e do acesso dos utentes. Descontentamento generalizado do pessoal da saúde. Compadrio na nomeação dos gestores, princepescamente remunerados. Colocação na prateleira dos Administradores Hospitalares, profissionais habilitados, competentes e com provas dadas na gestão da saúde. Dificuldade de acesso e falta de clareza da informação sobre o funcionamento do SNS. Aumento da despesa com medicamentos (15%, a maior dos últimos dez anos). Aumento da despesa dos utentes com a aquisição de medicamentos. Fracasso do PECLEC e listas de espera cirúrgicas como nunca se viu. Ameaça de encerramento de Centros de Saúde e pequenos Hospitais. Onde está o prometido cartão do utente a funcionar?
Será isto boa gestão? Gerir para què e para quem?
4. - Para o senhor presidente uma boa semana de trabalho. Nós e os utentes ficamos com a esperança.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Jorge Sampaio é politicamente morto. Tudo o que faça ou diga tem nesta altura reduzida ou nenhuma eficácia.
Pelo que acompanhámos era este o entendimento de SaudeSA.
Um abraço
João Pedro

9:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não devem contar com o Sampaio para nada. Basta de ilusões.
Victor Mora

5:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home