sexta-feira, setembro 17

O Salvador do SNS


Hospital Infante Dom Pedro, SA - Aveiro

Salvador de Mello, presidente da José de Mello Saúde, Quer Menos Pequenos Hospitais , defendendo o encerramento ou concentração de todos os hospitais com menos de cem camas, de forma a racionalizar recursos.

Numa conferência subordinada ao tema "Perspectivas da Iniciativa Privada na Saúde", que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa, Salvador de Mello considerou que "devia haver diminuição da oferta, de forma a libertar recursos para investir em novos hospitais", sendo necessário, no seu entender, "prosseguir a reforma do sector rumo à liberalização, aumentando a participação da iniciativa privada para evitar a ruptura financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em 2010 a iniciativa privada deveria representar 50 por cento do mercado".

Comentários:

1. - Ao ler esta notícia, lembrei-me de um artigo recente do "Jornal de Negócios", onde se referia a intenção do ministro da saúde de empresarializar mais hospitais da rede do SNS, ainda este ano. Dada a pequena dimensão dos hospitais a empresarializar, a solução a adoptar passaria pela integração da sua gestão nos hospitais da área já transformados em sociedades anónimas.

Não se referia no texto que alguns poderiam encerrar por absorverem muitos recursos.

2. - A articulação da política de saúde de LFP com a "iniciativa" privada é perfeita.

3. - Agradecemos, ao Senhor Salvador de Mello, o altruísmo de querer "salvar" o Serviço Nacional de Saúde da ruptura financeira.