quarta-feira, setembro 22

Saúde a Saque

José Mendes Ribeiro, o novo homem-forte do Banco Português de Negócios para a Saúde, em entrevista ao Diário Económico de 21.09.04, defende que Os piores hospitais SA devem ser entregues ao sector privado
"O modelo das PPP na Saúde, devia ser feito por região e por utente, em vez de por produção."
"Os cuidados primários são a componente mais importante da Saúde, porque são a porta de entrada para o resto do sistema. O Estado devia fazer uma convenção de adesão automática para que os pontos de rede das clínicas privadas espalhados pelo país possam fornecer médicos de família para as pessoas que queiram inscrever-se. O Estado pagaria o mesmo de capitação que a um centro de saúde, por cada pessoa."
José Mendes Ribeiro assume o orgulho pelo que fez no ministério (?) mas deixa claro que agora está a jogar noutra equipa (estará?).
A história repete-se: ex-servidores públicos (?) de meia tijela, são os mais eficazes dinamitadores do estado ao serviço dos interesses dos negócios privados.
O pai dos Hospitais SA (esse enorme feito da gestão hospitalar portuguesa), quer ganhar as PPP para o Banco Potuguês de Negócios. Se não conseguir, por certo, contentar-se-à com a gestão de algum dos piores hospitais SA. Prossegue o assalto à Saúde, à descarada.