segunda-feira, novembro 15

ERS, ficção ou realidade


Satélite ERS .............Dr. Rui Nunes, Regulando por Satélite.
1. - Os satélites ERS (European Remote Sensing Satellites), operados pela Agência Espacial Europeia, foram os pioneiros de uma nova geração de satélites, operando sob quaisquer condições metereológicas.
2. - Não é esta ERS de que eu deveria falar?
Ah, já sei a ERS da Saúde!
Ora aí vai ...
Apesar de ainda não dispor de telefones, rede informática, mobiliário, pessoal, etc, etc, foi hoje inaugurada no Porto a sede da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) pelo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira.
Todos estes contratempos foram considerados apenas pequenos detalhes pelo Dr.Rui Nunes, presidente da ERS, que atribui o “pequeno atraso” (mais de um ano e muitos adiamentos e contratempos depois) à entrada em funcionamento da estrutura, sobretudo à dificuldade de aprovação do quadro de pessoal, (link).
Surpreendente! É de enaltecer tamanha pachorra, por parte de quem levou largos meses a protestar junto de tudo que era órgão da comunicação social.
Já agora. Aconselhamos o Dr. Rui Nunes a inscrever-se no programa ERS. Poderá assim assegurar com eficácia o "equity in access to health care, compliance to quality requirements and protection of patients rights and security. In particular, preventing and fighting adverse selection and “cream-skimming”, as well as supplier-induced demand, which is more likely to occur when providers are paid according to activity"(1), através dos satélites ERS (European Remote Sensing Satellites), operados pela Agência Espacial Europeia. E quando, daqui a algum meses virmos o Dr Rui Nunes a assobiar para o ar, fingindo ignorar os casos de ilegalidade e de gritante injustiça do Sistema Nacional de Saúde, sempre terá a desculpa de que está a tentar regular o Sistema através de satélite.
(1) - Texto poético-dramático retirado do Relatório da OCDE.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ganda Malha!
Um Abraço
João Pedro

10:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vive-se por aqui uma fase de grande inspiração. Não me digam que também foram convidados para irem trabalhar para a Mello Saúde!
Há muita gente já a abandonar o barco por meia dúzia de mil reis. Os primeiros ratos...
Estou a brincar. Eu sei que o pessoal da SaudeSA estará sempre firme no seu posto!

12:04 da manhã  
Blogger gin said...

Bolas! cada vez que venho ao teu blog fico deprimida. Já adoptei uma nova táctica de leitura. Primeiro leio as "marteladas" no sistema e depois as tuas escolhas poéticas e de ocupação dos tempos livres para descomprimir
abraço

11:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home