segunda-feira, fevereiro 14

Ministro da Saúde, lança livro


O ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, vai lançar esta semana um livro sobre a política de saúde do XV e XVI Governos constitucionais, liderados pela coligação PSD e CDS/PP.
Lá teremos de fazer o sacrifício de dispender 25 euros para comprar esta preciosa obra, que, por certo, ficará para a posterioridade como testemunho da arte do ministro em mistificar as contas da Saúde e do azar da "José de Mello Saúde" que viu morrer na praia o seu projecto de conquistar 50% do sector público da Saúde.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

TALVEZ O SENHOR MINISTRO DEVESSE ESCREVER NO SEU LIVRO ESTA SITUAÇÃO:

INCOMPETÊNCIA SA – COMO SAIR DA MEDIOCRIDADE no HOSPITAL DE SANTARÉM SA ?



Caros colegas e funcionários do HOSPITAL DE SANTARÉM SA,

Somos um grupo de MÉDICOS do HOSPITAL DE SANTARÉM SA, não procurámos antecipadamente realizar juízos de valor relativamente ao modelo dos Hospitais SA.
Aguardámos cerca de DOIS anos, para nós próprios efectuarmos um balanço essencialmente qualitativo da experiência SA.

Resolvemos partilhar as nossas experiências e torná-las públicas. Esta necessidade de adoptarmos uma atitude crítica face à organização em que trabalhamos, resulta da URGÊNCIA de não voltarmos a repetir os mesmos erros que sistematicamente são cometidos e têm contribuído para a DEGRADAÇÃO PROGRESSIVAMENTE DOS SERVIÇOS, E À INSATISFAÇÃO E DESCRÉDITO CRESCENTE DE UMA PARTE SIGNIFICATIVA DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS do HOSPITAL DE SANTARÉM SA (médicos, enfermeiros, técnicos superiores, administrativos, auxiliares, etc).
Depois do triste e célebre espectáculo da contratação de médicos para o serviço de urgência, no HOSPITAL DE SANTARÉM (mencionado no livro “Sem Receita” do drº Eduardo Barroso página 146 – capítulo “Médicos a preço de Saldo” – editora Oficina do Livro: precisam-se de Médicos de Cirurgia Geral e Medicina Interna para realização de 24 horas ou 48 horas no serviço de Urgência. Critério de adjudicação: será unicamente o do mais baixo preço !!!!!) aguardámos com algum entusiasmo a passagem ao modelo SA no sentido em que este modelo poderia trazer algumas mais valias, nomeadamente no que se refere a uma maior autonomia ao nível dos processos de contratação de Recursos Humanos, Avaliação, Compras e Desburocratização dos processos e serviços no sentido de estarmos todos mais libertos para a prestação de cuidados aos nossos utentes.

Estamos hoje em condições de afirmar, que A NOSSA EXPECTATIVA FOI TOTALMENTE DEFRAUDADA PELA ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DE SANTARÉM SA e pela forma como foi conduzido todo este processo.

O que mudou significativamente ao fim destes dois anos ?

Face ao investimento efectuado, somos hoje uma melhor organização do que éramos à dois anos atrás?

Estamos hoje com menos burocracia?

Existe uma política de avaliação e contratação de Recursos Humanos consolidada e devidamente validada para todos os profissionais, com os objectivos devidamente estabelecidos, no plano individual e departamental ?

Criação de condições para uma administração participativa de todos os funcionários?

Inovação organizacional?

Uma melhor satisfação dos funcionários e utentes do HOSPITAL DE SANTARÉM SA?

Vamos ser sérios e objectivos: A resposta é NÃO em todos os itens!

A avaliação que fazemos da gestão efectuada é MEDÍOCRE.


Vamos tentar justificar.


Depois de uma visita de estudo a um hospital de BARCELONA (a irmã do senhor PRESIDENTE TRABALHA EM BARCELONA: PURA COINCIDÊNCIA) PELO DRº EDGAR GOUVEIA...para aprender as boas regras de gestão hospitalar... EIS O QUE O SENHOR PRESIDENTE DRº EDGAR GOUVEIA E RESTANTE CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO APRENDEU DE BOAS PRÁTICAS:

O primeiro ano SA de 2003 foi marcado pela iniciativa da ADMINISTRAÇÃO de contratar duas consultoras internacionais (DELOITTE: projecto Raposa e a ANTARES CONSULTING) que realizaram um diagnóstico às condições de funcionamento do Hospital de Santarém SA e propuseram medidas correctivas no sentido de melhorarmos as nossas condições de trabalho e de prestação de cuidados. Não discutimos a necessidade de intervenção e contratação deste tipo de serviços de consultoria.
Uma visita de estudo a um hospital de BARCELONA POR PARTE DO SENHOR PRESIDENTE DRº EDGAR GOUVEIA aproveitando para visitar a sua irmã que se encontra a trabalhar nesta bonita cidade...para aprender as boas regras de gestão hospitalar...

O que discutimos é que afim de DOIS ANOS e GASTOS MILHARES de euros em estudos (ESTIMAMOS EM CERCA DE 250 MIL EUROS) eles não tenham sido implementados pela ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DE SANTARÉM SA.

É GRAVE !

Constitui um esbanjamento de recursos financeiros INTOLERÁVEL no actual contexto do País !

Alguém no HOSPITAL DE SANTARÉM SA por exemplo, CONSEGUE identificar as medidas implementadas referentes ao projecto da DELOITTE (projecto Raposa) ?

Porque nada foi feito ao longo de dois anos ?

Se era para ficar tudo na mesma qual a necessidade de ESBANJARMOS MILHARES DE EUROS em estudos e projectos ?

O que pretende demonstrar com esta actuação a ADMINISTRAÇÃO ? nomeadamente o seu PRESIDENTE DRº EDGAR GOUVEIA, pago a peso de ouro. RIGOR? COMPETÊNCIA? UM EXEMPLO DE UM GESTÃO COMPETENTE?

Como é que os profissionais do HOSPITAL de SANTARÉM SA, CONFRONTADOS COM MEDIDAS DESTA NATUREZA, se deverão sentir quando são diariamente pedidos sacrifícios no controlo de custos ?

NÃO É SÉRIO !

É INCOMPETÊNCIA !

É MEDIOCRIDADE !

Afirma o senhor PRESIDENTE DRº EDGAR GOUVEIA no relatório de contas de 2003, página 3: “durante o ano de 2003 podemos afirmar que o nosso principal foco de atenção recaiu na criação de um novo modelo organizacional que melhor garantisse a recentragem do sistema nos seus utilizadores contribuindo para a criação uma cultura colectiva de excelência profissional, de humanização dos cuidados e de desburocratização dos serviços como forma de garantir uma maior acessibilidade, mais qualidade e satisfação dos seus utentes.

Perguntamos nós:

QUE MODELO ORGANIZACIONAL (criação de uns quantos departamentos)?

CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL? Com os exemplos desta ADMINISTRAÇÃO ????

DESBUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS ? NÃO PERCEBEMOS SENHOR PRESIDENTE, QUER CONCRETIZAR ?

É QUE PARECE QUE NÃO TRABALHAMOS NO MESMO HOSPITAL !


VAMOS SER SÉRIOS:


ALGUÉM NOTOU ALGUMA COISA ?

DEPOIS DE A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR TER DESENVOLVIDO O PROJECTO DE ENGENHARIA DA CONSTRUÇÃO PARA A OBRA DE ALARGAMENTO DA CONSULTA EXTERNA E APÓS O GASTO DE CERCA DE UM VALOR SUPERIOR DE 40.000 CONTOS NO PROJECTO, EIS QUE ESTA ADMINISTRAÇÃO COLOCA TUDO EM CAUSA E DEITA LITERALMENTE PARA O LIXO 40.000 CONTOS !!! CHEGOU-SE À CONCLUSÃO QUE NÃO SERVE, QUE NÃO ESTÁ CORRECTAMENTE DIMENSIONADO. ARRANJA-SE AS DESCULPAS MAIS ESFARRAPADAS E NÃO SE PROCURAM SOLUÇÕES, SIMPLESMENTE DEITA-SE PARA O LIXO !

É ISTO UM ACTO DE GESTÃO ?

NÃO É SÉRIO !

É INCOMPETÊNCIA !

É MEDIOCRIDADE !


QUANTO À ESTRATÉGIA DE MARKETING, NOMEADAMENTE aos VALORES, que o SENHOR PRESIDENTE EDGAR GOUVEIA TANTO PROPAGANDEIA nos diversos boletins informativos do HOSPITAL DE SANTARÉM SA temos alguma coisa a dizer:


VALOR 1 - Orientação ao doente: ter uma orientação clara ao doente, respondendo às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas disponíveis.

MAS TRATAMOS AGORA MELHOR OS DOENTES DO QUE À DOIS ANOS ATRÁS QUANDO NÃO EXISTIA O MODELO SA ?

PREOCUPAÇÃO COM O DOENTE? SENHOR PRESIDENTE SE NÃO FOSSE GRAVE DARIA VONTADE DE RIR...

AFINAL O INVESTIMENTO FEITO NA CRIAÇÃO DE UM NOVO LOGÓTIPO, UMA BANDEIRA, E O ESBANJAMENTO DE UM VALOR 45/55 MIL CONTOS(patrocínio da farmacêutica Baxter, que poderia e deveria de ser utilizado para outros fins) NA PINTURA DA FACHADA DO HOSPITAL DA SANTARÉM (desnecessária) veio contribuir significativamente PARA O BEM ESTAR DOS DOENTES E PARA O AUMENTO E SATISFAÇÃO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS!


VALOR 2 - Inovação: ter um compromisso com a inovação criando soluções flexíveis que permitam assegurar a prestação dos melhores cuidados.

MAS DO QUE É QUE O SENHOR PRESIDENTE ESTÁ A FALAR? INOVAÇÃO EM QUÊ ? QUER CONCRETIZAR ? NA CENTRALIZAÇÃO DE TODAS AS DECISÕES NA PESSOA DO SENHOR PRESIDENTE ?

VAMOS SER SÉRIOS !

A “INOVAÇÃO” É UMA FACHADA !

VALOR 3 - Ética: defender e aplicar princípios de ética nas relações pessoais e institucionais.

AQUI TEMOS MUITO QUE REFERIR.

ESTA ADMINISTRAÇÃO NÃO TEM ÉTICA.

NÃO TEM AUTORIDADE MORAL PARA FALAR DE ÉTICA.



ESPECIALMENTE DEPOIS A PERSEGUIÇÃO QUE FOI FEITA AOS DIVERSOS ADMINISTRADORES HOSPITALARES DESTE HOSPITAL: ALGUÉM SE LEMBRA DA FORMA MUITO POUCO EDUCADA E ÉTICA COMO ESTA ADMINISTRAÇÃO PRESCINDIU DOS SERVIÇOS DO DRº LUÍS DELGADO – ACTUALMENTE ADMINISTRADOR HOSPITALAR NO HOSPITALAR DE PORTALEGRE, ESPECIALMENTE AO SABER QUE ESTE ERA IRMÃO DE UM OPOSITOR AO MODELO SA, E QUE HOJE É PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS ADMINISTRADORES HOSPITALARES?

NÃO ESQUECEMOS !
NÃO FOI TRANSPARENTE SENHOR PRESIDENTE !
NÃO É ÉTICO !

TODOS OS PROFISSIONAIS DESTA CASA MERECEM SER RESPEITADOS QUER À CHEGADA, QUER À PARTIDA DESTE HOSPITAL.


E O QUE DIZER DA SITUAÇÃO DO ADMINISTRADOR HOSPITALAR ENGº CARLOS VIEGAS, RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS QUE VIU CHEGAR AO HOSPITAL E SEM O SEU CONHECIMENTO FORMAL, DE UM NOVO DIRECTOR DE RECURSOS HUMANOS DRº ANIBAL SANTOS PARA O SUBSTITUIR?

NÃO ESQUECEMOS !
NÃO FOI TRANSPARENTE SENHOR PRESIDENTE !
NÃO É ÉTICO !


E O MESMO SE PASSOU EM RELAÇÃO à CHEFE DE REPARTIÇÃO DA CONTABILIDADE - DONA DOLORES, PROFISSIONAL COM MUITOS ANOS DE SERVIÇO NESTE HOSPITAL AO SER CONFRONTADA E DE SURPRESA COM UM NOVO DIRECTOR FINANCEIRO, DRº CUNHA BARROS( QUE ENTRETANTO JÁ SE DEMITIU POR NÃO ACREDITAR NO PROJECTO E FOI SUBSTITUÍDO POR UM NOVO DIRECTOR FINANCEIRO) .


JÁ ALGUÉM SABE O QUE SE PASSA ACTUALMENTE COM A ADMINISTRADORA HOSPITALAR DRª CONCEIÇÃO AINDA EM FUNÇÕES NO HOSPITAL DE SANTARÉM SA (ÁREA DE ALIMENTAÇÃO) E AS CONSTANTES FALTA DE RESPEITO PARA COM ESTA POR PARTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ?


NÃO ESQUECEMOS !
NÃO FOI TRANSPARENTE SENHOR PRESIDENTE !
NÃO É ÉTICO !

TODA ESTA ACTUAÇÃO PREJUDICOU INCLUSIVAMENTE OS NOVOS PROFISSIONAIS COLOCANDO-OS NUMA SITUAÇÃO MELINDROSA FACE AOS COLEGAS.



JÁ ALGUÉM SE ESQUECEU DO AMBIENTE NEGATIVO GERADO ENTRE O PRESIDENTE DRº EDGAR GOUVEIA E O VOGAL DA ADMNISTRAÇÃO, ENGº SIMÕES DE OLIVEIRA E QUE LEVARAM AO ABANDONO DO ENGº SIMÕES DE OLIVEIRA DESTE HOSPITAL DEVIDO AO COMPORTAMENTO DO SENHOR PRESIDENTE ?

OS EXEMPLOS SÃO MUITOS E DIVERSIFICADOS. MUITAS OUTRAS SITUAÇÕES INDIGNAS OCORRERAM.


ESTE CONJUNTO DE ATITUDES CONSTITUEM UMA VERGONHA E CONSTITUEM UMA MEDIOCRIDADE INACEITÁVEL EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO, AINDA MAIS QUANDO O ACCIONISTA DE REFERÊNCIA É O PRÓPRIO ESTADO PORTUGUÊS.

É A ESTE MODELO DE ÉTICA QUE O SENHOR PRESIDENTE SE REFERE? ASSENTE NO ENXOVALHO PÚBLICO DOS SEUS COLABORADORES ?

É ESTE O MODELO DE GESTÃO SA QUE ESTA ADMINISTRAÇÃO NOS PROPÕE?




VALOR 4 - Qualidade: Salvaguardar e privilegiar a implementação permanente de normas de qualidade.



MAS SEGUNDO SABEMOS APENAS O LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA TEM EM IMPLEMENTAÇÃO NORMAS DE QUALIDADE: ISO.

MAIS NENHUMA ÁREA DO HOSPITAL DE SANTARÉM SA SE ENCONTRA ACREDITADA NEM SÃO DADAS DE RESTO CONDIÇÕES AOS PROFISSIONAIS DESTE HOSPITALAR PARA A ACREDITAÇÃO DOS SEUS SERVIÇOS. AS CARÊNCIAS SÃO ENORMES !

É PURA FICÇÃO !!

NOTA: O HOSPITAL DE SANTARÉM, SA FICOU CLASSIFICADO EM VIGÉSIMO TERCEIRO LUGAR NO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO AOS UTENTES DA REDE SA.


VALOR 5 - Responsabilidade Social e ambiental: assumir todos os dias a sua responsabilidade social e ambiental, comprometendo-se com a manutenção do equilíbrio necessário da sua envolvente interna e externa nas vertentes de Gestão ambiental, da segurança e saúde no trabalho.

QUANTO À GESTÃO AMBIENTAL RECONHECEMOS ALGUM ESFORÇO NA RECOLHA SELECTIVA DE LIXOS.

CONTUDO A BUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTRIBUI PARA O GASTO DE MILHARES DE RESMAS DE PAPEL E PARA O ABATE DE MILHARES DE ÁRVORES.
NADA FOI FEITO EM TERMOS DE ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS PELA ADMINISTRAÇÃO PARA REDUZIR O PAPEL A CIRCULAR!!!

PORTANTO A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL É UMA PURA FICÇÃO !

É MARKETING !

NÃO EXISTE !.

É INCOMPETÊNCIA !

QUANTO À SAÚDE NO TRABALHO, TEMOS ALGUMAS DÚVIDAS, NOMEADAMENTE NO QUE SE REFERE ÀS TONELADAS DE PÓ QUE SE VÃO ALARGANDO POR TODO O HOSPITAL E AO POTENCIAL ALÉRGICO DAS MESMAS PARA DOENTES E FUNCIONÁRIOS !


VALOR 6 - Realização dos colaboradores: ser uma organização hospitalar onde os seus colaboradores encontram espaço para a sua realização pessoal e profissional.

QUANTO A ESTE VALOR REMETEMOS PARA O QUE ATRÁS AFIRMÁMOS RELATIVAMENTE AO VALOR 3 (ÉTICA).

OS COLABORADORES NÃO SE PODEM SENTIR REALIZADOS QUANDO NÃO EXISTE RESPEITO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PELO SEU TRABALHO.

OS COLABORADORES NÃO SE PODEM SENTIR REALIZADOS QUANDO NÃO LHES SÃO ESPECIFICADOS E EXPLICADAS DETERMINADAS OPÇÕES DE GESTÃO.

OS COLABORADORES NÃO SE PODEM SENTIR REALIZADOS QUANDO A SUA TAREFA DIÁRIA ESTÁ SUBMERSA EM BUROCRACIA COM MUITAS TONELADAS DE PAPEL À MISTURA E O MATERIAL CLÍNICO DEMORA A CHEGAR ÀS ENFERMARIAS!

OS COLABORADORES NÃO SE PODEM SENTIR REALIZADOS QUANDO NÃO EXISTE UMA APOSTA CLARA NA SUA FORMAÇÃO.

OS COLABORADORES NÃO SE PODEM SENTIR REALIZADOS QUANDO CONTINUAM A CHEGAM AOS SEUS SERVIÇOS BOYS E GIRLS QUE ADQUIREM EMPREGO GRAÇAS AO CARTÃO DO PARTIDO E À CUNHA, COM VENCIMENTOS ELEVADOS FACE À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DEMONSTRADA.

EXEMPLO:

DRª SANDRA GIL - GESTORA HOSPITALAR DO BLOCO OPERATÓRIO – COM DOIS ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL AUFERE CERCA DE DOIS MIL EUROS MÊS E COM UM CONTRATO SEM TERMO ! (CUNHA DO PARTIDO – PSD VISEU). É O QUE SE CHAMA UM BOM EMPREGO.

DR.ª MARTA BACELAR XAVIER – ASSESSORA E FILHA DE UM COLEGA DE TRABALHO (GALP) DO SENHOR PRESIDENTE DRº EDGAR GOUVEIA AUFERE CERCA DE DOIS MIL EUROS MÊS E CONSTITUI UM MOTIVO DE CHACOTA PELA INCAPACIDADE DE TRABALHO REVELADA.
TODOS OS MÉDICOS DESTE HOSPITAL CONHECEM AS OPINIÕES INUSITADAS DESTA GESTORA QUE FOI DISPENSADA PELA CONSULTORA ACCENTURE, MAS QUEM TEM AMIGOS... FACILMENTE ARRANJA EMPREGO.

VIVA O MÉRITO !

É PARA ISTO QUE SE CONTRATA DIRECTORES E TÉCNICOS DE RECURSOS HUMANOS NESTE HOSPITAL ?

TODAS AS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO LEVADAS A EFEITO NO HOSPITAL DE SANTARÉM SÃO MANIFESTAMENTE INSUFICIENTES FACE ÀS NECESSIDADES.

DE RESTO ESSE LEVANTAMENTO TÃO POUCO FOI EFECTUADO CORRECTAMENTE, TENDO EM CONTA UM PLANO INDIVIDUALIZADO DE FORMAÇÃO, COMO MANDAM AS REGRAS.
FOMOS CONFRONTADOS COM UMA FOLHA PARA PREENCHERMOS SOBRE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOS NOSSOS SERVIÇOS.
SE AS MELHORES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO INTERNACIONAIS E ATÉ AQUELAS QUE SÃO CONCRETIZADAS NO NOVO CÓDIGO DO TRABALHO APONTAM PARA AS 35 HORAS DE FORMAÇÃO, PARA CADA FUNCIONÁRIO POR ANO FÁCIL SERÁ FAZER AS CONTAS:

1200 FUNCIONÁRIOS (MÉDICOS, ENFERMEIROS, ADMINISTRATIVOS, TÉCNICOS SUPERIORES, ETC) X 35 HORAS= 42.OOO HORAS DE FORMAÇÃO.

HORA CAROS COLEGAS É SÓ FAZER AS CONTAS COM O TOTAL DE FORMAÇÃO QUE NOS FOI PROPORCIONADO DURANTE O ANO DE 2004.


LEMBRAMOS QUE A FORMAÇÃO É UMA DAS ÁREAS EM QUE A ADMINISTRAÇÃO ELEGEU COMO PRIORITÁRIA !

É INCOMPETÊNCIA !

É MEDIOCRIDADE !

É RIDÍCULO !

NÃO É SÉRIO !


VALOR 7 - Criação de valor: ter sempre presente a necessidade de criação de valor económico e social, quer para a comunidade da sua zona de referência, que para o País.


QUANDO À CRIAÇÃO DE VALOR E DEPOIS DE CHEGADOS A ESTE PONTO REMETEMOS PARA AS NOSSAS APRECIAÇÕES DOS PONTOS ANTERIORES.

NÃO PODEMOS DEIXAR CONTUDO DE REFERIR QUE A CRIAÇÃO DE VALOR ECONÓMICO PARA A COMUNIDADE DE SANTARÉM, SERIA ALGO POSSÍVEL, NÃO FOSSEM AS DÍVIDAS DO HOSPITAL DE SANTARÉM SA AOS FORNECEDORES DA NOSSA REGIÃO QUE ESTÃO EM CONDIÇÕES ECONÓMICAS DIFÍCEIS DEVIDO AO ATRASO NOS PAGAMENTOS.

É RIDÍCULO !

NÃO É SÉRIO !

Enquanto MÉDICOS desta instituição e funcionário públicos, sentimos uma grande revolta, sentimo-nos usados especialmente numa altura em que a função pública aparece como o bode expiatório de todos os males do País.
A tão apregoada gestão empresarial não passa de um faz de conta, assente na propaganda fácil e na mediocridade instalada.

ALGUÉM JÁ SE ESQUECEU DA SAGA DAS DIVERSAS OBRAS NO HOSPITAL DE SANTARÉM SA E QUE SERVEM DE BANDEIRA A ESTA ADMINISTRAÇÃO E INCLUSIVAMENTE CONTARAM COM A PRESENÇA AMÁVEL DO MINISTRO DA SAÚDE PARA A INAUGURAÇÃO?

OBRAS CUJOS PRAZOS FORAM SUCESSIVAMENTE ADIADOS E COM O AUMENTO INERENTE DOS CUSTOS: OBRAS DA URGÊNCIA PEDIÁTRICA, UNIDADE CORONÁRIA (SUCESSIVAMENTE ADIADA, QUASE ANEDÓTICO), OBRAS DA CONSULTA DO DEPARTAMENTO DA MULHER E DA CRIANÇA, ETC, UM DESCONTROLO ABSOLUTO !

É DE SALIENTAR UM FACTO CURIOSO: A CONCLUSÃO DESTAS OBRAS COINCIDE COM O FINAL DE MANDATO DO SENHOR PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. SERÁ COINCIDÊNCIA ?

É PARA DAR SHOW SENHOR PRESIDENTE ?


É ESTA IMAGEM DE RIGOR E COMPETÊNCIA QUE O SENHOR PRESIDENTE NOS QUER DAR ?

É ESTA A GESTÃO EMPRESARIAL QUE OS SUPER-GESTORES NOS QUEREM DAR DE EXEMPLO ?

É PARA ISTO QUE ENQUANTO CONTRIBUINTES PAGAMOS VENCIMENTOS ELEVADÍSSIMOS A ESTES SUPER GESTORES ?

É RIDÍCULO !

NÃO É SÉRIO !

É MEDIOCRIDADE !

ESTA É UMA GESTÃO DE FACHADA !

DE OUTRA FORMA NÃO SE EXPLICA A PINTURA EXTERIOR DO HOSPITAL DE SANTARÉM SA.

ENQUANTO OS SERVIÇOS HOSPITALARES SE DEBATEM COM INÚMERAS CARÊNCIAS, EIS QUE ESTE CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO RESOLVE INVESTIR NESTA OBRA IMPORTANTÍSSIMA PARA OS DOENTES E PROFISSIONAIS DESTE HOSPITAL RECORRENDO AO PATROCÍNIO DA EMPRESA FARMACÊUTICA BAXTER.

O GASTO DE CERCA DE 45/55 MIL CONTOS NESTE TIPO DE OBRA É UM ESCÂNDALO ! UMA MEDIOCRIDADE ! (INFORMARAM-NOS QUE SERIAM 70.000 CONTOS MAS NÃO TEMOS A CERTEZA)

AINDA QUE A PINTURA TENHA SIDO PATROCINADA, O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DEVERIA TER CANALIZADO ESTE PATROCÍNIO PARA A COMPRA DE EQUIPAMENTO HOSPITALAR, NOMEADAMENTE PARA O BLOCO OPERATÓRIO OU PARA AS ENFERMARIAS ! AS CARÊNCIAS SÃO ENORMES !

O GASTO DE MILHARES DE CONTOS NUMA PINTURA DE FACHADA PARA SATISFAÇÃO DO EGO DO SENHOR PRESIDENTE, DRº EDGAR GOUVEIA NÃO CONSTITUI NENHUMA OPÇÃO ESTRATÉGICA PARA O HOSPITAL DE SANTARÉM SA, NEM CONTRIBUI PARA O BEM DE ESTAR DE DOENTES E FUNCIONÁRIOS DESTE HOSPITAL.
NÃO AUMENTA DECISIVAMENTE A EFICIÊNCIA DO HOSPITAL.

É MAIS UM SINAL REVELADOR DA MEDIOCRIDADE REINANTE !


ALIÁS TEMOS ALGUMAS DÚVIDAS ÉTICAS RELATIVAMENTE AO ACORDO CELEBRADO ENTRE O HOSPITAL DE SANTARÉM SA E A EMPRESA FARMACÊUTICA BAXTER. UM DOS ITENS DO ACORDO ESTÁ ASSENTE NO CUMPRIMENTO POR PARTE DO HOSPITAL NOS PRAZOS DE PAGAMENTO. ORA TODAS AS EMPRESAS DEVERIAM DE ESTAR EM IGUALDADE DE OPORTUNIDADES RELATIVAMENTE AOS PRAZOS DE PAGAMENTO.

NÃO PODEMOS PAGAR A TRÊS MESES A UMA EMPRESA E PAGAR A 9 MESES A TODAS AS OUTRAS.
ESTA SITUAÇÃO NÃO É ETICAMENTE DEFENSÁVEL.

NÃO É SÉRIO !
NÃO É ÉTICO !


FACE A ESTE CONTEXTO, EM CONDIÇÕES NORMAIS E SE DE FACTO ESTE HOSPITAL FOSSE GERIDO DE UMA FORMA EMPRESARIAL A ADMINISTRAÇÃO TERIA SIDO DEMITIDA PELO ACCIONISTA DE REFERÊNCIA (MINISTÉRIO DA SAÚDE) PELA INCOMPETÊNCIA E AUTISMO REVELADOS.

MAS CAROS COLEGAS, ESTAMOS EM PORTUGAL !

NADA ACONTECE !

É NORMAL !

É ESTA A EXCELÊNCIA QUE NOS QUEREM DAR !

A MEDIOCRIDADE CONTÍNUA REINANTE E ESTE TIPO DE GESTÃO TEM CONDUZIDO O PAÍS PARA UMA SITUAÇÃO DE ABSOLUTO VAZIO E CRISE ECONÓMICA E SOCIAL.

CAROS COLEGAS, NUNCA UMA ADMINISTRAÇÃO TEVE TANTAS OPORTUNIDADES DE REALIZAR ACÇÕES CONCRETAS E DE TRANSFORMAÇÃO DA NOSSA ORGANIZAÇÃO COMO A ACTUAL. A FLEXIBILIDADE DE PROCESSOS QUE O MODELO SA PROPORCIONA FOI TOTALMENTE DESVIRTUADO.
AS DECISÕES ARRASTAM-SE EM CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, A BUROCRACIA É BRUTAL !

A MEDICINA EVOLUIU SIGNIFICATIVAMENTE NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, CONTUDO CONTINUAMOS A GERIR OS NOSSOS HOSPITAIS COMO SE GERIAM À TRINTA ANOS A TRÁS.

É LAMENTÁVEL.

CAROS COLEGAS, MUITO MAIS FICA AINDA POR DIZER.

NÃO OS VAMOS MAÇAR MAIS.

PENSO QUE TODOS NÓS JÁ PERCEBEMOS !

VOCÊS SABEM DO QUE ESTAMOS A FALAR !

NÃO PODEMOS DEIXAR TODAS ESTAS SITUAÇÕES EM CLARO !

PARTILHEM ESTA INFORMAÇÃO COM TODOS OS COLEGAS.



SE TIVEREM TEMPO PODEM AINDA CONSULTAR OUTRAS EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA INTERNET:


http://medicoexplicamedicinaaintelectuais.blogspot.com/

http://xaviersa.blogspot.com/

http://saudesa.blogspot.com/


COMO SAIR DA MEDIOCRIDADE no HOSPITAL DE SANTARÉM SA ?


ALGUÉM DE DIREITO RESPONDA.



CUMPRIMENTOS A TODOS

11:34 da tarde  
Blogger xavier said...

Tenho esperança, caso de o PS ganhar as próximas eleições, que seja implementada uma política de Saúde mais justa para os utentes e profissionais da Saúde.
A péssima experiência vivida no hospital de Santarém repetiu-se em inúmeros hospitais espelhados por todo o país.
É tempo de invertermos este processo de degradação das vida hospitalar.
Envio um abraço especial ao engenheiro Carlos Viegas meu colega de curso na Administração Hospitalar.
Xavier

12:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home