Direcção da APAH
A APAH tem sido bem dirigida pelo Manuel Delgado. Foi talvez a única oposição séria e credivel ao Luís Filipe Pereira. O que só prestigiou os AH. Não se pretende que faça oposição ao Correia de Campos, apenas pelo prazer de fazer oposição mas que proponha um modelo de Gestão Hospitalar credível que posicione por direito próprio os Administradores Hospitalares (AH) nos seus lugares, que defenda os AH. Em face da sua nomeação para um lugar de director concordo que seria importante - ainda que pessoalmente a julgasse dispensável por ter a certeza de que é isso que irá continuar a suceder-que o Presdiente da APAH faça uma declaração pública de compromisso de que irá continuar a defesa intransigente dos AH e de uma boa Adimistração Hospitalar em Portugal. Acreditaremos na sua palavra.
Che
11 Comments:
Em pleno acordo com o comentário anterior do IM...
Actualmente a APAH não passa de uma mera associação sem qualquer tipo de "poder" institucional para defender os AHs ou para avalisar formação e cursos de gestão hospitalar.
A passagem a ordem seria uma possível solução embora não seja fácil...
Já existem as Ordens dos Economistas, Advogados, Engenheiros...Seria mais uma.
O que é um facto é que uma associação tem o respectivo "raio de acção" muito mitigado e condicionado, para não dizer mais...
Também concordo que o Manuel Delgado fez um excelente trabalho e foi único a enfrentar o Luís Filipe Pereira.
Faço votos que continue à frente da APAH.
Deus nos livre de Direcções lideradas por colegas da lista que há uns anos concorreu à APAH.
não sendo gestor hospitalar, e sim economista, só posso dizer que melhor seria extinguir a Ordem dos Economistas (único efeito vísivel - obrigar a que para passar recibos verdes com determinado código se tenha que estar inscrito na Ordem dos Economistas), do que criar mais uma Ordem (e Ordem dos Gestores Hospitalares já parece anedota, depois teríamos a Ordem dos Bancários, a Ordem dos Gestores da Indústria Textil do Vale do Ave, a Ordem dos Gestores do Vidro da Marinha Grande), a quantidade bastonários daí resultantes criaria certamente problemas de protocolo em cerimónias oficiais, onde certamente todos quereriam estar (Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Economistas, Ordem dos Gestores Hospitalares, Ordem de...)
Estou admirado com o silêncio ensurdecedor da Direcção da APAH nos últimos tempos.
Para quando um ponto de situação numa reunião com os AH?
Continuamos a aguardar que a Direcção da APAH, nomeadamente o Dr.Manuel Delgado,responda às questões pertinentes colocadas por VivóPorto e que lhe foram enviadas pelo Xavier.
Mais do que as respostas às referidas questões, o que, nesta altura avaliamos é a atitude da APAH:se, de uma vez por todas se vai constituir como Associação dos Administradores Hospitalares e que, por isso, com eles comunica ou se, como tem vindo a acontecer,vai continuar com o seu autismo cujo unico resultado visivel é a nomeação dos membros da respectiva direcção para CA,s de HH.
Que resultou de positivo para os AH da oposição feita pelo Dr. Manuel Delgado a LFP?
Para além da rotação dos (mesmos...sempre os mesmos)AH nos CA,s dos HH o que, de visivel, a Carreira beneficiou da preidencia do Dr. Manuel Delgado?
Como digo no inicio...continuamos a aguardar que o Presidente da APAH nos informe acerca do ponto da situação da respectiva actividade...se não o fizer, entenderemos que, ou não tem tempo(justificável em função das suas novas funções)ou não quer (justificável também em função da prática autista que tem caracterizado esta direcção da APAH).
O Dr. Manuel Delgado ainda não tomou posse nas suas novas funções no Hospital Pulido Valente encontrando-se ainda "livre" para o exercício do cargo de presidente da APAH.
Apesar de «ainda livre» o Dr.Manuel Delgado(e, por ele, a Direcção da APAH) «ainda»não se dignou responder às questões colocadas por Vivóporto que,como o Xavier referiu, são de extrema importancia para os AH...
Aproveito o ensejo para colocar a seguinte questão à Direcção da APAH:
-ACEITA OU NÃO A DIRECÇÃO DA APAH COMUNICAR COM OS RESPECTIVOS ASSOCIADOS ATRAVÉS DESTE BLOG?
Com os melhores cumprimentos.
Estamos admirados com o silêncio da Direcção da APAH...
Penso que devemos ter calma.
Façamos um ponto de situação:
a) - O Manuel Delgado foi das únicas vozes a levantar-se contra o anterior ministro da saúde dizendo-lhe na cara o que pensava das borradas que ele andava a fazer.
b) - Acho justo que o Correia de Campos o tenha nomeado para a administração do Pulido Valente.
c) - Acho igualmente acertado que o Manuel Delgado continue como presidente da APAH, caso tenha disponibilidade e pachorra para tal.
d) Ainda não faz uma semana que a SaudeSA enviou o mail endereçado a um dos elementos da direcção da APAH com as questões suscitadas pelo VIVÓPORTO.
e) - De qualquer forma vamos enviar por carta registada as referidas questões dirigidas ao presidente da APAH, Dr. Manuel Delgado, com a identificação dos AH associados subscritores afectos à SaudeSA.
f) Depois damos um tempo para nos responderem.
Se não o fizerem, tudo bem. Estão no seu direito.
g) - Solicitaremos então aos leitores da SaudeSA sugestões sobre iniciativas a desenvolver futuramente.
h) - Nós aqui na SaudeSA somos solidários com a direcção da nossa APAH, porque compreendemos, admiramos e respeitamos o seu trabalho.
i) - Em relação aos restantes colegas AH diremos com toda a sinceridade que em todo este processo apenas nos move o interesse de tentarmos melhorar a situação dos AH.
Não pertencemos ao grupo da actual direcção da APAH, em relação à qual temos actuado com inteira independência.
j) - Agradecíamos que comentassem es comentário.
Um abraço,
Xavier
O Comentário anterior do Xavier, embora assinado, saiu identificado como anónimo.
Erro nosso, cometido no Cybercafé donde fizemos o referido comentário. Resultado de estranharmos o equipamento e do imenso fumo que por aqui abunda.
Caro Xavier:
Concordamos com a atitude de enviar ao Presidente da APAH,por carta registada as questões colocadas por VIVÓPORTO e que reputamos de muito importantes para todos os AH.
Todos nós somos solidários com a APAH e com a sua Direcção,qualquer quew ela seja, desde que se cumpram os seguintes pressupostos:
1º-Que a Direcção da APAH aceite ser interactiva com os seus associados, sejam eles da Lisboa ou de qualquer outro ponto do país;
2º-Que a acção (possivel) da Direcção da APAH se reflita de forma positiva na carreira e no exercício de funções de TODOS os AH,e não apenas nos elementos da respectiva Direcção;
Com todo o respeito que a actual Direcção da APAH nos merece, tal não é razão para não assumirmos uma atitude de critica construtiva que, apesar da nossa disponobilidade, só teve como resposta o silencio da APAH e a nomeação dos membros da respectiva Direcção para CA,s dos Hospitais.
Cumprimentos.
Enviar um comentário
<< Home