terça-feira, julho 26

Há que decidir!

1. - O editorial do Dr. Manuel Delgado é clarificador. A situação dos AH é delicada. Encontramo-nos numa encruzinhada onde é necessário tomar decisões difíceis e urgentes.
O presidente da APAH propõe o seguinte:
"A credibilização e sustentabilidade da nossa profissão passa, por um trabalho sério que culmine numa revisão da carreira de AH, e eventualmente, num papel mais activo da APAH no acompanhamento da respectiva gestão."
Neste contexto a APAH, o que tem feito ?
a) - Criou um observatório da saúde em Portugal ?
b)- Consultou os associados sobre os múltiplos factores que condicionam o reconhecimento da carreira pela actual e anterior tutelas ?
c)- Estudou a viabilidade da criação de uma Ordem ?
d)- Contribuiu para mediatizar as posições da APAH, como representante dos AHs, na reforma do SNS nas suas diversas vertentes ?
e)- "Institucionalizou" relatórios trimestrais, semestrais ou anuais sobre a evolução do sector, com análises devidamente fundamentadas e sustentadas em evidência estatística ?
f)- Trabalhou exercendo uma espécie de "magistratura de influência" no sentido de se posicionar como um "real player" no sector da saúde ?
g)- Passou da "clandestinidade" para a "visibilidade" na opinião pública ?
h)- Adoptou uma estratégia de influência por forma a poder exercer um legítimo lobbying de opinião/intervenção no sector ?
i)- Tem a APAH tido uma acção suficientemente assertiva e pró-activa que contribua para o reconhecimento da missão/função dos AHs no sector da saúde ?
2. - O Dr. Manuel Delgado, defende-se:
"Não tem havido, ao longo de diferentes e inconclusivas Assembleias Gerais, um consenso mínimo quanto ao caminho a seguir. De um lado, perfilam-se os que defendem a carreira tal como ela está, com os argumentos de que há direitos adquiridos e receio de que as mudanças abram espaço para o desmantelamento da nossa profissão. De outro lado, os que advogam uma carreira de "princípios mínimos" que, no essencial, giram os aspectos habilitacionais e de certificação, deixando ao "mercado" os contratos e remunerações.
Talvez no meio termo é que estará a virtude, mas não tem sido possível cerzir este novo modelo. Para mim, pessoalmente, uma coisa me parece clara: há imperiosa necessidade de modificar a carreira de Administração Hospitalar e esta será, se, se quiser uma aposta que tentaremos realizar até ao fim do nosso mandato".
3. – Face à inércia da Direcção da APAH para enfrentar os problemas que temos de resolver a curto prazo, o que devemos fazer?
a) - Contar as espingardas. Elaborar um projecto. Pedir a convocação de uma Assembleia Geral. Apresentar-nos como alternativa, tentando fazer nomear uma nova Direcção?
b) – Procurar colaborar com a actual Direcção da APAH com o objectivo de dinamizar o processo de discussão dos modelos de gestão e de carreira e a criação de um código deontológico. Sensibilizar o Manuel Delgado para a necessidade urgente de nomear grupos de trabalho. Procurar concensos sobre as várias propostas. Discutir e decidir sobre o rumo a dar ao nosso grupo profissional.
c) – Ficarmo-nos: “Afinal, será que é só garganta e post´s?”
Texto elaborado com base em diversos comentários dos AH e carta do presidente da APAH ao SaudeSA.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O grande problema é que já se percebeu que os AH's não são nenhuma elite. Com a experiência dos SA's ruiu esse edifício com pés de barro dos AH's como sendo os "senhores" da gestão dos estabelecimentos de saúde. E até já Correia de Campos desconfia das virtudes da sua própria escola. É que as soluções para os problemas da saúde impõem um clara reforma do papel do Estado e os AH's sã9o burocratas puros que durante mais de duas dezenas de anos geriram (mal) a saúde. Agora estão aflitos e querem uma ORDEM. Sim , concordo : PRECISAM MESMO DE SER METIDOS NA ORDEM.
Esqueçam o Manuel Delgado e os seus amigos AH's em serviço nos CA's. Eles estão-se nas tintas pra os outros...e apenas há lugar para primos e afilhados mesmo que sejam maus AH's.

1:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

De acordo com o que acompanhei anteriormente os AH que regularmente colaboram neste Blog defendem apenas: "garganta e Posts".

8:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu penso que deveríamos tentar junto do presidente da APAH conseguir alguma dinamização da nossa Associação.
Limitar-nos a mandar bocas, lançar críticas à actuação da Direcção da APAH, parece-me uma atitude comodista e prejudicial ao processo de alteração do modelo de gestão e de carreira.
Se a decisão continuar a ser de não intervir, penso que não teremos legitimidade para estar para aqui a tecer críticas.

8:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em relação ao primeiro comentário porque é que o caro anymous se põe a falar do que não sabe e nem conhece.

8:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É evidente, pese embora a inúmeras e algumas justas criticas à actualção da APAH, a actual Direcção é a única capaz de levar a bom termo as alterações necessárias à nossa carreira.
O projecto que a maioria dos AH do SaudeSA defendem- AH. pertencerem por inerência aos Conselhos de Administração dos HH (modelo Francês) - não tem o acolhimento da APAH, do CC e do secretário de Estado da Saúde.

9:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A APAH é a imagem dos AH: um pequeno grupo que aparece e se safa. Fazendo o indispensável mas o suficiente para disso tirar proveito.
Um grupo de AH ressabiados, dispersos pelo país, críticos mas incapazes de dar a volta ao contexto.
À falta de melhor a APAH vai continuar a liderar por muitos e bons anos.
Aos que perderam definitivamente o combóio continuaram a desabafar aqui no SaudeSA.

9:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A APAH nasceu à sombra da ENSP. Os seus principais responsáveis são "gente de mão" do professor e por isso nada se pode esperar de bom na conjuntura actual. Quando o governo mudar (espero que não seja como aquele club de futebol que nunca chegava ao Natal!) e a "gente do professor" voltar ao desemprego, então voltaremos a ter APAH. VEMOS, OUVIMOS E LEMOS...NÃO PODEMOS IGNORAR. INICIEMOS A NOSSA PRÓPRIA REVOLUÇÃO CONTRA OS DONOS DA APAH.

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de tudo, estou com a Clarinha, a solução b) parece a mais acertada. O Presidente da APAH que comece a nomear grupos de trabalho a partir dos associados da APAH e não dos comentadores deste bogg.

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Vivóporto.
A APAH quese desenrasque.
O SaudeSA já tem feito mais do que o necessário, ou seja, ser um espaço onde se podem trocar algumas ideias sobre os AH eos problemas da Saúde.

Dentro em breve a gestão dos novos nomeados começaa dar buraco. Vamos ver o que o CC fará.

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A gente do professor!
Esta é a amarga realidade. Na verdade os lugares não chegam para todos. E não têm sido nomeados só AH para os lugares de topo. Outros o têm sido por terem ligações especiais ao professor e à sua "entourage". No tempo de LFP houve nomeação de umas "crianças" (acabadinhas de sair das faculdades) para CA de hospitais da zona norte. Actualmente o fenómeno é ainda pior: são nomeados indivíduos sem perfil e curriculo para o cargo mesmo que noutras funções tenham já provado serem incompetentes. E acontece ainda que os CA estão a recrutar os familiares - em rede cruzada - para os hospitais SA.
E o que diz a isto a APAH? Nada como é óbvio, pois MD tem já o lugar que queria no "sistema" e portanto o silêncio é de ouro.
Mas se os AH não colocados são bem mais do que os do "aparelho" temos apenas que tomar conta da APAH e dar-lhe o rumo adequado. A APAH tem que ser apolítica. Nasceu como associação de classe e não deve ir a reboque de qualquer ministro.

12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CAro Xavier

Grato por ter dado maior visibilidade às questões por mim formuladas em relação à actividade da APAH.

Espero que o debate continue, se enriqueça e sejam encontradas soluções que permitam aumentar a "esperança de vida" da APAH...

12:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vale a pena desenvolver qualquer aproximação com a APAH. Não é bem desejada pela Direcção.
Os mandatos são para cumprir. Vamos ver o que esta Direcção consegue realizar. Será então a altura do julgamento.

9:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe quando termina o mandato da actual direcção da APAH ?

11:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home