sábado, agosto 20

Painkillers condenados




A viúva de um doente que morreu em 2001 de arritmia cardíaca conseguiu uma sentença favorável de um tribunal do Texas, que obriga o laboratório Merck, responsável pela comercialização do Vioxx, a pagar-lhe 206 milhões de euros (link)(link)
A empresa Merck foi alvo de mais quatro mil acções, calculando-se que, só em indemnizações, possa vir a pagar 14.800 milhões de euros.
Apesar deste revés, há quem continue a apostar no potencial deste tipo de antinflamatórios (Cox 2), continuando laboratórios como a GlaxoSmithKline e a Novartis a investir milhões em investigação destinada a provar a segurança do novo cox-2's (link) (link)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O negócio dos medicamentos dá para tudo.Até para pagar indemnizações milionárias.
Nem todos os familiares dos doentes que morreram têm posses para interpor acções em tribunal. Portanto mesmo contando com as indemnizações a pagar a negociata é segura.
Entretanto os advogados também lucram.
É o espectáculo do capitalismo.
Money is the God.

11:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desde que haja dóllars, estudos a provar tudo e mais alguma coisa, são os que se quiserem.

11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E os tribunais de juri também, afinal AINES mais antigos são inibidores das Cox I e CoxII, para além de serem excelentes causas de hemorragias digestivas altas, todos os estudos são encomendados e em termos de efeitos cardiovasculares têm perfis semelhantes.
Afinal o estudo em causa revelava que o uso dos Cox II, tinham efeitos de redução dos polipos do colon precursores de tumores do colon e não aparecimento nos desgraçados em que voltam a aparecer.
Nos US ainda se usam Beta bloqueantes como 1ª linha no tratamento da HTA e ou diuréticos afinal é preciso abater ao efectivo os mais velhos que só dão prejuízo aos grupos gestores das terapêuticas impostas, dependendo do valor do seguro e da conta e dos advogados dos doentes.

12:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home