quinta-feira, setembro 1

Afinal, prá que serve a APAH ?


1. - Os AH ainda não tiveram oportunidade de mostrar o que valem ?
Eu digo que tiveram e continuam a ter. A diferença não está nos modelos está nas pessoas...
Comentário
2. - Discordo!
- Será que o sentido da «profunda alteração» que virá a sofrer a carreira de administração hospitalar depende da maior ou menor capacidade de cada um de nós?
Ou vamos deixar que o MS defina o sentido da alteração para depois dizermos que concordamos ou não?
- Afinal quais são as funções da APAH?
Elas não têm como sentido único congregar opiniões e vontades dos respectivos associados para, quando necessário, as apresentar às entidades competentes?
Ou será que, apesar do periodo dificil porque a carreira está a passar, a função da APAH é a de organizar jantares em Lisboa, sobre um tema que nesta altura é para nós de somenos importância?

- Entendo que quem está a perder oportunidades é a APAH!
Nesta altura deveria responder aos anseios dos respectivos associados e não o faz...apenas promove acções de mera diversão. E, entretanto...a caravana passa!
Comentário

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não tenho dúvidas que o CC e o Manuel Delgado têm combinada a estratégia a seguir para reduzir a carreira dos AH ao apregoado minimalismo.
A estratégia de MD tem, por sua vez, o apoio de muitos AH. Quase todos aqueles que conseguiram aceder a lugares de destaque na administração do CC.

9:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O maior problema é que nós falamos, falamos, falamos e pouco fazemos.
Se entendemos que a APAH só serve para satisfazer os interesses de alguns poucos chegados ao poder, temos que organizar a oposição e encontrar formas de luta eficazes.
Manuel Delgado: OUT!

9:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que S. Basílio nos proteja, vamos ao trabalho!

Temos dois caminhos, que podem não ser alternativos mas complementares:
1º Proponho, de imediato, que adoptemos S. Basílio Magno como nosso padroeiro e que fixemos o dia 2 de Janeiro como Dia da Administração Hospitalar. É sempre bom colocarmo-nos sob a protecção e a intercessão de um santo. Bem vamos precisar dela nos tempos mais próximos. Os hospitais não foram também todos baptizados, com nome de santos, a maioria deles? Ficava-nos bem e sempre passamos a ter a Igreja do nosso lado, que é uma grande aliada para as grandes e nobres causas, como é a nossa.

S. Basílio Magno, um dos três grandes Padres da Capadócia, nasceu cerca de 330 D.C., é considerado pela Igreja patrono da Capadócia, dos reformadores, da Rússia e dos Administradores Hospitalares. Foi um grande padre (Bispo de Cesareia), organizador, fundador de hospícios e de hospitais e o pai do monaquismo.

O dia 2 de Janeiro é hoje, depois da reforma do Calendário Romano de 1969, o dia de S. Basílio Magno.

Que S. Basílio nos proteja, nos dê a graça, a sabedoria e o poder de iluminarmos CC e o Manuel Delgado.

Proponho uma oração colectiva, amanhã, ao meio-dia, em louvor de S. Basílio:


2º Começarmos a apresentar aqui no blogg, a discutir e porque não, a votar, propostas concretas quanto ao modelo (ou modelos, se não chegarmos a consenso quanto a um só) de carreira de Administração Hospitalar que queremos.
Xavier, não que avançar com uma síntese de algumas ideias-força já aqui discutidas e que mereceram algum consenso?

10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há boas notícias a máquina vai começar a rolar.
As férias parecem ter feito bem.
Vamos em frente.

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O S. Basílio já fez dois milagres.
Pôs a máquina em andamento e mandou o Sarna para outras paragens.
Talvez para junto dos seus amigos dos blasfémias.

11:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nasceu no ano 330. Na sua família teve vários santos: sua avó Macrina, sua mãe Emélia, a irmã Macrina e os irmãos Pedro, bispo de Sebaste e Gregório, bispo de Nissa. Foi amigo íntimo de S. Gregório Nazianzeno. S. Basílio é o pioneiro da vida cenobítica no Oriente. Redigiu com S. Gregório duas importantes Regras que orientam a vida dos monges basilianos. Foi sacerdote e bispo da diocese de Cesaréia da Capadócia; defendeu o dogma cristão contra a heresia do arianismo, apoiando a autoridade do pontífice romano para debelar o erro. Por causa de sua intensa atividade pastoral e de suas vibrantes homilias, recebeu o título de Magno. Seu tema preferido era a caridade concreta, tendo fundado em Cesareia, hospícios, refúgios, hospitais e escolas artesanais.

11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estamos de volta depois das férias.
Vamos fazer tudo para que as coisas corram bem.

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Xavier é altura de colocar a imagem do São Basílio na coluna da direita junto à bandeira do BE.
A iconografia está a compor-se aos poucos.
Falta ainda a foto do Manuel Delgado: Ex presidente da APAH.

12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Correcto:Manuel Delgado, ex-presidente da APAH!

10:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O digníssimo autor do blogue, parece estar atento e acorda, finalmente, para uma realidade que é dura, em duplo sentido:

- O SNS não se vai aguentar, atendendo a que não há dinheiro, para o financiar. Daí a saída airosa de CC e sus muchachos, para a "peregrinação" ao Espírito Santo, que os ajuda....A orientação deixa de ser para os Mellos e passa a ser para o "bom" Espírito Santo, que até está representado no Conselho de Ministros, desde a primeira hora....
- A tal direcção da "apah" faz o trabalho para umas dezenas de "corporativistas", deixando os mais novos e mais frágeis, à voragem do Espírito Santo! É duro ser traído pelos próprios....mas no fundo foi o caminho seguido por vários outros "astros", do Camarada Vital, à Camara Zita, passando pelo Camarada Pina!


O VIL METAL corrói tudo!

11:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vê-se por que escolas andou o Sarney. Já agora conheceu a escola de quadros, ali para o lado do Lumiar? Aprendeu Economia Política com o Vasco Cal, Estratégia e Táctica com o Álvaro Mateus, Política Internacional com o Albano Nunes, não sei o quê com a Margarida Tengarrinha, etc, etc.? Ah, bem me parecia que o conhecia de algum lado. Ora, venha daí um grande abraço, grande sacana!

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o Sarney é conhecido...

12:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Sarney tem todo o estilo de ser um SA reconduzido pelo CC.

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...ou a querer ser reconduzido!

3:13 da tarde  
Blogger xavier said...

CC: O HSM e HSJ não estão na lista das parcerias, mas quando tiverem um plano director suficientemente bem estruturado, quando os novos hospitais de Loures e de Vila Nova de Gaia estiverem a funcionar, e quando o Santa Maria puder passar de 1100 camas para 800 camas, então encontraremos o financiamento. Isto é uma revolução.
DE: Mas como vai funcionar, em que departamentos, e vão ser privatizados ?
CC: Há muitas soluções. Podemos criar empresas para os meios complementares e de diagnóstico, com os profissionais, em que 51% do capital é público e 49% é privado. Se até ao primeiro trimestre de 2006 conseguirmos avançar, o meu problema é se os 300 milhões chegam. Tenho de ter em atenção a equidade porque o país é um todo. Se tivermos um modelo de funcionamento rigoroso e diferente, os outros hospitais aprendem.
CC, entrevista ao DE (02.09.05

4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Podemos criar empresas para os meios complementares e de diagnóstico, com os profissionais, em que 51% do capital é público e 49% é privado."

Dúvidas quanto à orientação? Não há. Ou, só haverá para quem não quer ver!

"Isto é uma revolução."

Esperemos que sim. Mas que não seja o "fim da actual burguesia do Estado", para ser "o início de novas burguesias....". A REVOLUÇÃO só fará sentido, se for para trazer "valor acrescentado" para os doentes/ utentes/ CLIENTES.

De outra forma, será "mais do mesmo"!

4:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Criar empresas! Bom temos que nos despachar. Dizem que agora se criam num dia?! Portanto não será difícil.
Aliás isso, segundo o Expresso foi o que já fez o Boquinhas e o seu sócio Coelhone. Nem mais: Fisioterapia!
Será por isso que cada vez mais surge a ideia de abandono da criação de um serviço de Fisioterapia na HSFX previsto para o novo edifício e já com adiantado processo de organização do espaço e equipamento? Na verdade, Boquinhas parece ter sido escolhido por boas causas?!

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É preciso começar a deitar abaixo estes gajos já nas próximas eleições.

8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estas referências ao Dr. Boquinhas até dariam para rir se não estivessem em causa os cuidados de saúde e o dinheiro dos contribuintes. A curto prazo vão surgir certamente surpresas!
Depois de ter sido derrotado nas eleições para a OM o seu amigo CC resolveu dar-lhe esta grande oportunidade de colocar as tais regras do mercado nos HSFX, HEM e HSC. Ou seja três em um!

9:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há que evitar o lançamento de acusações não fundamentadas.
Isto aqui nunca foi o cantinho da má língua.

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sei concretamente do que se fala. Que história é essa do Dr. Boquinhas e do Coelhone? Já agora todos ficaremos certamente mais esclarecidos.

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lá vem este Benenoso com a lata da gasolina.

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Dr. JMB foi ouvido a defender a sua Dama (!): EPE's. Após sistemática defesa, não fundamentada, o dito Médico, jogou o argumento, que ...não é argumento: "EPE's por opção ideológica!".

Boa!

11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home