segunda-feira, setembro 19

Epidemia das Aves



Eficácia da prevenção.
Enquanto a OMS redobra os seus avisos sobre os perigos da ocorrência da epidemia das aves, a maioria dos países desenvolve esforços na aquisição da vacina experimental e de antivíricos na esperança de proteger os seus cidadãos da infecção.
O vírus (H5N1), responsável pela morte de milhões de aves, raramente infecta o homem e não se transmite facilmente entre os humanos , condição para a ocorrência de uma epidemia (link)
Os países estão a investir largas somas de dinheiro na prevenção da epidemia não havendo, no entanto, um mínimo de garantia sobre a eficácia das medidas programadas.
A dificuldade em adoptar uma estratégia de prevenção segura reside no facto de só depois da ocorrência da mutação do vírus H5N1 ser possível estudar o novo vírus (constituição e virulência) e os meios de combate eficazes.
Dick Thompson, porta voz da WHO considera que: "It is possible that the virus won't be H5N1 at all or that this virus will change in a way so that the vaccine under development doesn't work against it."
A ameaça da ocorrência de uma pandemia é efectiva. O potencial do (H5N1) é enorme, por se tratar de um vírus novo capaz de matar metade dos sujeitos infectados por simples contacto. Corremos assim o risco, quando ocorrer a mutação do (H5N1), de estarmos completamente à mercê do novo vírus apesar dos esforços e medidas tomadas pelos governos dos diversos países.

2 Comments:

Blogger helena said...

O Ministério da Saúde tem preparado um plano nacional de contingência, coordenado pelo sub Director Geral de Saúde , Francisco George, para actuar num cenário de pandemia provocada pelo vírus da gripe das aves, o H5N1. Este plano nacional prevê para o combate à pandemia a utilização da vacina e de medicamentos antivirais específicos (ozeltamivir) (2,5 milhões de doses) cujo nome comercial é o «Tamiflu»

3:45 da tarde  
Blogger xavier said...

A vacina experimental (últimos ensaios) contra a gripe da aves, requer de duas doses de uma concentração elevadíssima de vacina (90 µg) para produzir a resposta de imunização necessária à protecção de seres humanos.
As vacinas contra a gripe usam, normalmente, concentrações de 15µg, sendo necessária a administração de apenas uma dose

4:01 da tarde  

<< Home