sexta-feira, setembro 16

Plano Nacional de Saúde

O Plano Nacional de Saúde (PNS), define a estratégia nacional de saúde (para um período de seis anos,2004 - 2010, sucedendo ao plano de Maria de Belém "A Saúde – um compromisso").
O PNS estabelece as metas a atingir, as intervenções prioritárias e identifica os responsáveis pela garantia da sua realização, com o objectivo da obtenção de mais e melhor saúde. Esta estratégia nacional deve desenvolver-se segundo dois grandes eixos: obtenção de ganhos em saúde e a reorganização e reestruturação do próprio sistema de saúde Vol I-PNS – prioridades(link) Vol II-PNS– orientações estratégicas(link)
O PNS integra um conjunto de estratégias gerais de abordagem programática (40 programas nacionais) e de abordagem nos ambientes em que as pessoas vivem, como seja a escola, os locais de trabalho, as prisões, os espaços de lazer, o meio urbano, entre outros.
Há também estratégias de natureza específica, nomeadamente estratégias para obter mais saúde para todos, centradas, quer numa abordagem da família e do ciclo de vida, quer na gestão integrada da doença, considerando-se a este nível as doenças específicas e classificadas neste PNS como prioritárias, por exemplo: as cardiovasculares, o cancro, VIH/Sida.
O PNS inclui igualmente estratégias para a gestão da mudança, centrada no cidadão, no controlo da sua saúde, dos seus comportamentos e estilos de vida.
O PNS visa a reorientação do sistema de saúde a todos os níveis: cuidados primários, hospitalares, continuados, da saúde pública.
A condução e avaliação do PNS é da responsabilidade da Comissão de Acompanhamento do Plano, à qual incumbe, entre outras missões, relatar anualmente a evolução do PNS.

Será interessante os colegas AH referirem aqui no saudeSA qual a visibilidade do PNS nos Hospitais do SNS.

1 Comments:

Blogger coscuvilheiro said...

Xavier o que nos pede é impossível, pois os Hospitais andam à deriva.

2:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home