Escolhas pela Competência
DE: O seu ministério tem tido menos conflitos do que os outros. Porquê ?
CC: Tenho uma óptima equipa, e tenho vindo a reforçar o Ministério com pessoas que estão acima de qualquer discutibilidade do ponto de vista profissional. Sou muito refractário à pressão partidária para a escolha de pessoas, e vou nomear 1400 pessoas, não porque queira, mas porque a lei me obriga. Nalguns casos, não omito que tive de fazer alguns compromissos, minoritários e perfeitamente geríveis, mas estes compromissos estão todos sob observação.
DE: Quais?
CC: Não posso dizer.
DE: Quais?
CC: Não posso dizer.
14 Comments:
Isto é inacreditável…
Sem dúvida que um desses "minoritários e geríveis compromissos" deve ser, o de ter nomeado, para novo mandato à frente Santo António, o Presidente de CA que mais espoliou o erário público (vide conclusões do inquérito da IGS sobre os salários dos gestores dos Hospitais SA).
Para que não desse muito nas vistas teve que sacrificar o AH mais qualificado da sua equipa.
Foi buscar um novo AH.
O recém promovido sai de um distrital, onde chegara directamente saído dessa incrível máquina de fazer AH descoberta por LFP : o mundo das fábricas de sapatos.
Resta-me uma dúvida: Qual será o compromisso e como é que que está a ser gerido??
Será que o Solari para aceitar gerir o compromisso exigiu aumento de salário???
E, como é que CC "observa" os resultados desta gestão totalitária?
Por certo, para o ter renomeado, deve ter alguma mágica bola de cristal que lhe revela uma realidade completamente diferente daquela sombria e sem esperança, por onde os desmotivados funcionários se vão arrastando.
Aqui sem dúvida que CC não cedeu à máquina do PS.
As opções políticas de extrema direita do visado são bem conhecidas de todos.
CC decidiu contra todas as vozes que o aconselharam a não nomear de novo este "acumulador de salários e benesses" à custa do pobre pagante de impostos.
Aguardemos os resultados da observação de CC.
Pois, sem dúvida que daqui a algum tempo, nova investigação da IGS nos dará a conhecer novos resultados.
Foi por ser tão "anjinho" que nomeou o Boquinhas para presidente de 3 hospitais, sabendo como o mesmo é unha com carne com Jorge Coelho.
Reconheça-se que a pessoa que está à frente do novo Centro Hospitalar de Lisboa, tem um Brilhante Curriculum de Gestão Profissional! Dúvidas, quanto à qualificação dos seleccionados.....entre sapatos e boys rosas, venha o diabo e escolha....
Enquanto estiverem "encurralados" na nomeação pelo "cartão", ou "pelas origens", vou continuar a ter muita pena dos Senhores AH, ....é que o CONTRIBUINTE exige profissionalismo, quanto ao cartão....vai ter que ser queimado, pois já não há DINHEIRO!
Lamenta-se a politização dos cargos que foi introduzida pelo psd , lembram-se , até industriais de facas eram nomeados .A vaga seguinte foi a do LFP que sob a capa de excelentes gestores pos lá os amigos todos ( até alguns colegas do iscte).Meus senhores haja decoro...Se esses gestores são tão bons então porque é que em portugal só há 2 ou 3 empresas viáveis e é peço tipo de monopólio ou quase que produzem -galp ,pt e edp?
O Dr Boquinhas não é visto como exemplo de competência na sua classe profissional. E como político tem esse grande mérito de ser do aparelho do PS. Existe uma regra segundo a qual os funcionários públicos não podem exercer funções em acumulação em empresas que possam ser beneficiadas nas suas relações com o Estado,por seu intermédio. Como pode o Dr. Boquinhas estar nas funções que está e ter interesses directos numa clínica privada?
Muito bem.
Ora diga lá Senhor Ministro quais são essas pessoas. Como? É simples: divulgue os respectivos curriculuns.
Sabe Senhor Ministro: à mulher de César não basta ser honesta; é preciso parecê-lo.
A propósito do Boquinhas: sabiam que quando assumiu à altura as funções de Secretário de Estado da Saúde era proprietário de uma Empresa de Transporte de Doentes? Pois bem, também nessa altura, deixou ficar a empresa entregue a um genro. Por sinal essa empresa até tinha ganho concursos em alguns hospitais (Hospital de S. João, por exemplo). E circulava pelos mentideros que até tinha ganho concursos com preços por KM mais altos do que os concorrentes.
Cuidado, pois, senhor Ministro com algumas competências. Tenha-as de baixo de olho, não vão eles ser competentes de mais!
Senhor Ministro o Senhor vai acabar por soçobrar principalmente pela política desatarsa de nomeações que tem vindo a fazer, em especial as reconduções dos membros dos Cas dos Hospitais SA. Podia ter evitado tal incómodo que lhe vai ser fatal modificando rápidamente o sistema de gestão dos hospitais (aproveite a passagem dos mesos a EPEs), com a nomeação dos gestores a ser feita do seguinte modo:
Presidente: livre escolha, confiança política;
Vogais:dois administradores hospitalares, diplomados pela ENSP, por concurso (por forma expedita e transparente)
Vogais não executivos: eleitos pelos pares do respectivo hospital.
Eurico Figueiredo quando era Delegado Nacional de Saúde do PS parece ter dito publicamente, mais coisa menos coisa, que caso fosse Ministro não se estava a ver no papel de ter de se envolver directamente nas nomeações dos membros dos Conselhos de Administração dos Hospitais. Muito sensato, Senhor Ministro, muito sensato, a ser verdade! Ponha-se longe dessas controvérsias criando mecanismos democráticos e transparentes, que funcionem acima de qualquer suspeita. Depois, quem tiver unhas toca guitarra.
A guerra ao Boquinhas já vai alta.
De duas uma: ou o homem representa uma forte ameaça para os interesses instalados e o CC foi nomear um dirigente já muito chamuscado por guerras anteriores ou o ho,em não era a pessoa mais indicada para este difícil cargo.
O CHLO vai dar muito que falar.
Trata-se de um autêntico vespeiro.
À frente deste projecto deveria estar um médico menos conotado com a política.
O Boquinhas dificilmente resistirá ao fogo cerrado dos que sentem ameaçados os seus interesses.
Na próxima semana hão-de dizer que ele não pagou o pequeno almoço no refeitório do hospital.
Compromissos minoritários perfeitamente geríveis.
Além do Boquinhas, temos o CC,
o Bocas.
Este homem devis ter-se dedicado à Literatura.
Falavam num comentário anetrior do Dr. Sollari. Ao menos o Santo António apresenta resultados.
Na endeusada ULS, não há resultados, mas há espaço para a familia dos Srs Administradores e para uma privadazinha do sr. Presidente do CA.
Como prémio, até já foram reconduzidos.
Haja vergonha.
Dá-lhes Sarney.
Mais um comentário do Benenoso.
Graxista do senhor Sollari (não confundir com Scollari).
Inimigo figadal das ULS.
Sempre pronto a lançar latinhas de gasolina.
É um dos tais ...
Enviar um comentário
<< Home