quinta-feira, março 2

IPO à venda ?


O ministro da saúde, António Correia de Campos, permanentemente irrequieto, faz questão de nos sobressaltar todas as semanas com o anúncio de uma nova medida a implementar num futuro mais ou menos próximo.
Ainda mal refeitos das bombásticas declarações sobre o Financiamento do SNS, eis que o DE n.º 3833, 02.03.06 (link) anuncia em primeira página que o ministro da saúde pretende vender os terrenos do Instituto Português de Oncologia (IPO) transferindo-o para Oeiras (mais uma unidade a engrossar as parcerias da saúde ?)
Esta decisão surge como alternativa à necessidade de realização de obras de recuperação do edifício actual, orçadas em 100 milhões de euros.
Não restam dúvidas, seja através do programa de requalificação da oferta hospitalar de Lisboa, seja através da liquidação do SNS ou de outra qualquer medida estrutural, CC tem a ambição de ficar para a história como o grande reformador do nosso sistema de saúde.

5 Comments:

Blogger ricardo said...

Não será melhor pôr o Serviço Nacional de Saúde todo à venda ?

Abrir uma época de saldos para vender hospitais, centros de saúde terrenos, etc, etc, do Ministério da Saúde.

Remédio santo para o défice do Estado português e cumprimento das metas impostas pela União Europeia.

Como é que ninguém ainda se havia lembrado disto ?!!!

1:46 da tarde  
Blogger saudepe said...

A mesma política será aplicada à recuperação do Hospital de Santa Maria.

O que pesará mais nesta decisão:
a) - A pressão imobiliária e o valor dos terrenos contíguos à Praça de Espanha;
b) - A solução técnico económica traduzida na construção de um novo edificio mais adaptado à prestação de cuidados oncológicos.
O tempo de vida útil dos hospitais tem decrecido em função da evolução das tecnologias de prestação de cuidados.

3:48 da tarde  
Blogger Xico do Canto said...

Drfeelgood, vai uma apostinha em como o Desterro não fechará totalmente no corrente ano!

2:50 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:36 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Todos os dias defacto temos coisas novas...Muitas coisas novas.
Na verdade todo o Mundo é feito de mudança.
O problema é que em Portugal mudam sobretudo as moscas.
Repito um meu comentário anterior:

Julgo que o HSJ foi dos SA's menos bem sucedidos? Mesmo assim creio que os anos anteriores apresentaram melhores resultados comparativos.
De qualquer modo se os bons resultados do SNS se deveram às medidas do 2º semestre de 2005, nomeadamente o Despacho de FR, também estes maus resultados (pelo menos parecem sê-lo) se ficam a dever aos novos responsáveis.
Veremos como irá ser no futuro.
!!!!!
Quanto aos 70 milhões de euros de investimento anunciados na remodelação do Hospital, acho que poderá ser uma boa medida se, acima de tudo, o HSJ for objecto de adequado redimensionamento, tornando-o gerível e funcional.
Mas há uma reflexão que desejo fazer. Desde logo do título da notícia resulta um engano. Diz-se que o HSJ vai investir 70 milhões de euros até 2009. Ou seja seremos levados a pensar que no período 2006/2009 serão investidos 70 milhões de euros no HSJ. Mas é possível ler-se, nas notícias publicadas, que parte daquele investimento está já concretizado no novo edifício a inaugurar em Abril.
Então, e possivelmente a maior fatia do investimento não é obra de agora mas deve-se a medidas tomadas anteriormente. Os HH EPE's trabalham depressa, certamente, mas nem tanto?!
E a não ser assim teríamos que duvidar da capacidade para realizar obra no montante anual de 17,5 milhões de euros. Mas que o prazo de execução anunciado não venha a ser cumprido nem sequer será surpresa. A não ser que estejamos a falar de "um país diferente com decisores diferentes"!

Parte da obra anunciada é obra que vem do passado e é caso para dizermos "o seu a seu dono".

No HSJ fazem-se obras de remodelação. No IPO Lisboa, ao que hoje se soube, a Saúde transforma-se em Empresa Imobiliária. O que é preciso é fazer negócio!
Feitas as contas, talvez se justifique. Mas as coisas devem ser bem explicadas. Sobretudo na mudança de localização.
Na verdade muitos dos nossos HH, como já escrevi, estão ultrapassados e a precisar de "implosão".

Este será no entanto mais um anúncio para agitar as MASSAS.
Conmo diz o outro: eu não acrediiiiiiitooooooo!

3:36 PM

1:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home