Estratégias de Marketing
Ray Moynihan and David Henry são autores de um interessante livro “Selling Sickness: How the World's Biggest Pharmaceutical Companies Are Turning Us All into Patients (Nation Books, New York, 2005)”, onde alertam para as modernas estratégias de marketing das grandes multinacionais da Indústria Farmacêutica, empenhadas no alargamento do mercado e manutenção de lucros elevados, através da promoção de tratamentos para doenças cuja existência não está devidamente comprovada (a invenção de verdadeiras novas substâncias é cada vez mais espaçada).
É o caso do Restless Legs Syndrome (RLS) link e da Female Sexual Dysfunction (FSD) link .
É o caso do Restless Legs Syndrome (RLS) link e da Female Sexual Dysfunction (FSD) link .
Paradigmática é a campanha da Pfizer através da redefinição de disfunção eréctil (não limitada à disfunção resultante de doenças como a diabetes), promovendo a utilização do Viagra (bigger and better) para qualquer grau de disfunção, incluindo os casos raros ou transitórios para conseguir ou manter ereções link .
Escusado será dizer que a comparticipação pública deste tipo de tratamentos deverá ser afastada através de uma avaliação competente desenvolvida em tempo oportuno.
1 Comments:
Para a elaboração deste post contei com a colaboração de um professor da faculdade de farmácia amigo do guido baldo.
Se ele autorizar pespego aqui o seu nome.
Um abraço
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