domingo, abril 16

O Marketing a Funcionar


Na primeira página do "Expresso" de hoje (14 Abril 06) na coluna 24 horas pode ler-se com o título "Asma pode ser curada", o seguinte texto:
"Um estudo internacional realizado em 278 doentes revela que o telitromicina pode reduzir os sintomas de asma, melhorar o funcionamento dos pulmões e reduzir o tempo de recuperação das crises respiratórias. A doença afecta 600 mil pessoas em Portugal, que recorriam até agora aos esteróides."
Esta notícia é simplesmente escandalosa e criminosa. A telitromicina é um antibiótico. A asma é uma doença inflamatória crónica. Nada, nesta notícia tem fundamento científico. Desde o estudo com 278 doentes para uma população de 600 mil só em Portugal, até insinuar que com este medicamento os 600 mil doentes podem deixar de recorrer aos esteróides.
Este é mais um exemplo - nem a propósito - da indução da procura de uma porcaria igual a dezenas de outras que já estão no mercado e que é apresentada como inovação terapêutica na asma.
A notícia é puro charlatanismo. Contudo, desde já os doentes vão começar a perguntar, a ir à net, etc, etc, etc.
Se comparticiparem tal produto ( a pressão para tal já começou), necessariamente mais caro, e depois concluirem que tratar a asma é mais caro devido ás novas tecnologias, não se queixem.
guido baldo

4 Comments:

Blogger Clara said...

O guido baldo que nos tem habituado a análises certeiras desta vez parece ter estado menos bem.

Sobre esta matéria parece-me de ter em atenção o estudo da NEJM (http://content.nejm.org/cgi/content/full/354/15/1632)

The results of the Telithromycin, Chlamydophila, and Asthma (TELICAST) study, reported by Johnston et al. in this issue of the Journal,3 address this issue directly. In the study, patients who presented for unscheduled care because of an acute exacerbation of asthma received either the semisynthetic macrolide derivative telithromycin or placebo. The improvement in asthma symptom scores throughout the 10-day treatment period, one of the predetermined primary efficacy end points, was significantly greater in the telithromycin group than in the placebo group, as was improvement in symptom scores between baseline and the end of treatment. Although there was no difference between groups in morning peak expiratory flow, the other primary outcome measure, there was a significant improvement over placebo in the forced expiratory volume in one second (FEV1) at the end of the treatment period with telithromycin.

Naturalmente que é necessário avaliar cuidadosamente este e outros estudos que surjam sobre esta matéria.
O que não devemos é medir tudo pela mesma bitola.
Estarei errada ?

7:39 da tarde  
Blogger Clara said...

Não há como lançar uma provocação a quem sabe.
Agradeço o esclarecimento.

10:42 da tarde  
Blogger tonitosa said...

O Guidobaldo, como fica demonstrado, domina esta matéria (e não só).
Talvez por isso o seu comentário deixe transparecer um preocupante descontentamento, receio e preocupação com estas técnicas de marketing que tendem a induzir a procura de novos medicamentos.
Parece-me, no entanto, que mais do que pôr em causa as capacidades terapêuticas da "telitromicina" no tratamento da asma, o que é criticável é a forma como o Expresso titula a notícia e que, lido o texto, até surge como um título inadequado.
Enfim, parece-me que a qualidade do nosso jornalismo (de alguns jornalistas) continua a merecer críticas pela negativa.
Terá sido esse facto que levou o Guidobaldo a usar duma certa "virulência" no seu comentário? Creio que sim...pois as suas "críticas" mudaram um pouco de tom no diálogo com a Clara.
E para mim, que me considero leigo nesta matéria, foram bem mais esclarecedoras.
Obrigado ao Guidobaldo e à Clara.
É bom estarmos alerta.

11:58 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Pois é!...
Não sendo asmático, graças a Deus, infelizmente sei bem o que significam crises asmáticas (mesmo que, felizmente, pouco agudas...) particularmente quando vemos um filho sofrer.
Como seria bom um remédio para a cura!
Mas é assim, na verdade somos muitas vezes (mais do que seria de desejar) levados na "charlatanisse" dos que só vêem 'cifrões' à frente dos olhos (agora não sei como se diz: "és" traçados - €- não soa bem? Euros...parece óbvio! E lá se perde o 'nosso' cifrão!).
Um abraço Guidobaldo

5:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home