terça-feira, outubro 10

Dispensa de Medicamentos


IDEIA: Criação de um sistema destinado a minorar os erros do circuito de dispensa de medicamentos hospitalar.

O QUÊ: De acordo com "Institute of Medicine" (IOM 2000) estima-se que nos EUA morram anualmente 44.000 a 98.000 doentes e cerca de um milhão sofra problemas mais ou menos graves causados por erros de medicação. Entre nós, embora não existam dados de informação credíveis, os erros de medicação são responsáveis por um elevado número de complicações e mortes nos nossos hospitais.

COMO: Após o levantamento exaustivo de todo o circuito deve proceder-se à criação de um manual de procedimentos escritos sobre a dispensa hospitalar de medicamentos e de um sistema de registo dos incidentes e erros detectados diariamente no circuito . Paralelamente procede-se à programação de auditorias a efectuar periodicamente a todo o circuito de dispensa.
Devem ser efectuadas reuniões mensais com a participação dos responsáveis do Serviço de Farmácia, Director Clínico, Directores de Serviço, Chefias de Enfermagem, Administrador de área para análise e discussão dos erros detectados e das correcções a efectuar. O controlo do circuito de dispensa requer um sistema de informação fiável e actualizado. É importante conferir a eficácia do sistema através da redução do número de erros.

ONDE: Todo o circuito de prescrição e dispensa de medicamentos em meio hospitalar: Prescrição, análise (transcrição) das prescrições, preparação e distribuição unitária, distribuição tradicional, (erros, reclamações e cumprimento dos horários), registos de enfermagem, devoluções, stocks de segurança (serviços), alterações de medicação, requisições especiais (derivados do plasma humano), protocolos terapêuticos, dispensa de medicação aos doentes do ambulatório, gestão de stocks .

QUEM: Serviço de Farmácia, Comissão de Farmácia e Terapêutica, Director Clínico e Administrador de área.

QUANDO: Efectuado o levantamento do circuito e aprovado o manual de procedimentos incluindo a programação das auditorias, o sistema de controlo deverá demorar cerca de três meses a implementar.

QUANTO: A redução significativa dos erros de dispensa de medicamentos nos hospitais do SNS traduzir-se-à na poupança de muitos milhares de euros.

Problemas/efeitos indesejados : A dificuldade em montar um sistema de informação fiável sobre a prescrição e distribuição de medicamentos, gestão de stocks, registo de erros e reclamações. A motivação do pessoal hospitalar para este tipo de acção pode também revestir alguma dificuldade.

Grau de dificuldade: Médio, três espadas ♠♠♠

OBERVAÇÃO FINAL: Investir na prevenção para gerar poupanças.
Helena

2 Comments:

Blogger ricardo said...

Isto não é mais do que um processo de controlo de qualidade do circuito de dispensa de medicamentos hospitalar.

1:32 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Quanto ao circuito do medicamento há muito a melhorar.
Os serviços continuam a fazer muitos stocks e a desperdiçar muitos medicamentos.
As alterações constantes de medicação são desordenadas e com baixa racionalidade.
As farmácias continuam com valores de stocks não justificados.
Há falta de acompanhamento do circuito de dispensa, nomeadamente de reuniões que a helena refere para análise de informação, dos pontos críticos (CCC) e das reclamações apresentadas pelos profissionais e utentes.
A utilização das novas aplicações deixa muito a desejar.
Não vislumbro quando será possível um grande número de hospitais ter requisição "on line".
Mesmo em hospitais onde é suposto estar a funcionar como o HUC, o seu funcionamento é deficiente não cobrindo todos os serviços.

9:08 da manhã  

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