terça-feira, julho 10

A primeira aula

fotos GH n.º 28
Cumprindo a tradição, no passado dia 6 de Junho, o professor Vasco Reis deu a última aula, perante um auditório repleto de alunos, convidados e colegas da ENSP, onde contou em breves palavras a história da “Administração Hospitalar”.
“Era uma vez … um senhor, norte-americano que em 1929 publicou um livro a que chamou “Hospital Administration: a career”, a que pôs o subtítulo “A necessidade de executivos treinados para uma indústria de um bilião de dólares e como treiná-los”. O autor deste livro, Michael Davies, foi o director do 1.º curso de pós-graduação em Administração Hospitalar criado em 1934 pela Universidade de Chicago.

Vasco Reis descreveu de seguida a evolução da AH e dos modelos de gestão, dos diversos perfis de gestores, não especializados e profissionalizados. Para concluir: “Os que adquirem formação específica têm vantagens, já que estão treinados para a compreensão das organizações de saúde e dos seus problemas, sendo sensíveis ao trabalho com profissionais de saúde com quem partilham valores.


Ficámos a saber que Vasco Reis, catedrático e docente na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), afinal, apenas se retirou do ensino na Universidade Nova de Lisboa.

Devía ter desconfiado.

Segundo reza a tradição, ”os verdadeiros bravos” morrem sempre no seu posto. Acabara simplesmente de assistir à primeira aula do resto da vida do melhor professor da ENSP.
Victor Moreira (segundo texto GH n.º 28)

3 Comments:

Blogger Joaopedro said...

Um grande professor.
Arriscaria também considerar o PVR como o maior professor da ENSP pelo exemplo que sempre soube transmitir aos seus alunos.

8:50 da manhã  
Blogger helena said...

Infelizmente muitos dos ensinamentos do professor Vasco Reis, vão sendo esfrangalhados por este tropel da cavalaria ultra liberal que o nosso primeiro ministro, secundarizado por CC, promovem.

9:03 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Na fila de cromos a Ana Escoval não podia faltar...

9:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home