sábado, dezembro 19

Ana Jorge, zangada com o TC

foto portal da saúde
A senhora ministra da saúde, Ana Jorge, está zangada com o Tribunal de Contas. Por andar a colocar "dificuldades” à obtenção de poupanças. Depois de ter chumbado a criação da Central de Compras do SNS. link

Alguém a terá convencido da utilidade de explorar politicamente a situação, numa altura de prestação de Contas da Saúde.

Como muito bem refere o Xico:
«A criação de uma central de compras pode constituir uma vantagem nos primeiros anos, mas num mercado tão pequeno como o português, levará a oligopólios e monopólios, principalmente nos produtos de consumo clínico, secando a concorrência mais frágil.
Uma central de compras é positiva se não tiver carácter impositivo, já que a experiência demonstra que os hospitais conseguem comprar muitas vezes melhor do que as centrais de compra - veja-se a experiência com os medicamentos e o catálogo do IGIF.»

Os reparos do TC parecem-me pertinentes, dada a forma displicente como parece ter sido conduzido o processo de criação da nova central (protocolo que junta a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e o Agrupamento Complementar de Empresas (ACE), formado pelos principais hospitais de Lisboa).
O MS, o Estado, não estão acima da lei. Por mais que isso custe à senhora ministra e aos bolsos dos contribuintes .
O problema é que, por vezes, SOMOS Meo loucos ou simplesmente... incompetentes.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Joaopedro said...

Tantos estudos, tantos pareceres, tantos assessores e continuam-se a cometer os mesmos erros.
Felizmente há o Tribunal de Contas.

10:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home