quinta-feira, dezembro 24

A Reforma dos HHs

Encerrado o acordo sobre o clima em Copenhaga, link procuremos agora focar-nos sobre um outro clima com outros protagonistas mas com não menos conflitualidade potencial. Refiro-me às “mudanças climatéricas” que se anunciam para os hospitais do SNS. Sobre este assunto aqui deixo o noticiado pelo TM. link

Reforma dos hospitais avança no início de 2010
Será já no início do próximo ano que a reforma dos hospitais vai começar a tomar forma. Isso mesmo foi garantido ao «Tempo Medicina» por Ana Jorge. «Gostaríamos de avançar com isto durante o mês de Janeiro», declarou a ministra da Saúde ao nosso Jornal, à margem da sessão que homenageou Fernanda Sampayo no Hospital de Santa Marta .
A governante não quis adiantar nem os nomes, nem a forma da «equipa de projecto» que conduzirá esta reforma e que já anunciara na audiência pedida pelo PSD e pelo CDS-PP na Comissão Parlamentar de Saúde . Nas declarações ao «TM» apenas reforçou que «será constituída uma equipa de projecto que terá de fazer propostas e estudar o processo para identificar quais são as alternativas» para a reorganização dos serviços, tudo isto, «obviamente, envolvendo os profissionais com experiência hospitalar das várias áreas».
Será, então, essa equipa que irá estudar se o modelo a implementar vai ser o de centro de responsabilidade integrada (CRI) «ou se haverá outros» para renovar a forma de organização hospitalar. .../
TM 21.12.09

Para já uma dúvida/inquietação, se a reforma vai começar no princípio de 2010 terá de já estar gizada. Ora, que se saiba, não há nenhuma «equipa de projecto» constituída que seja do conhecimento dos destinatários. A não ser que quando diz “gostaríamos de avançar com isto….”, o isto para Ana Jorge seja a constituição da equipa de projecto.
Constantino Sakellarides, provavelmente a voz mais esclarecida no País sobre questões de Saúde, no seu curto mas inestimável contributo para o livro “Governação dos Hospitais”, link diz a certa altura: O enfoque propositado na governação clínica que aqui se adopta quer acima de tudo destacar a necessidade de pensar o hospital de “baixo para cima”- dito de outra forma, de olhar para o hospital da clinical governance para a corporate governance … do front office para o back office.
Ora, até agora o que se fez nos hospitais foi precisamente o oposto, daí, em meu entender, que só à lupa se consigam distinguir diferenças nos resultados entre hospitais EPE e SPA. E era bom que assim não fosse, era importante para afirmação dos hospitais do SNS que a empresarialização, no sentido da introdução de uma cultura de custo-efectividade, contratualização de produção e discriminação positiva dos profissionais; se desenvolvesse da base (departamentos, serviços) para o topo (administração), precisamente o oposto do que vem sendo feito.

O que mais se deseja é que todo este processo decorra da forma transparente e participada, como sucedeu com a reforma dos Cuidados Primários. Uma reforma de fundo ao nível hospitalar é necessariamente mais complexa e abrangente, pois terá de envolver profissionais de diferentes áreas cruzando saberes e experiências diversas. O livro acima citado, elaborado em parceria com a ARSLVT, bem pode ter sido encomendado como uma espécie de “guia espiritual” para a reforma hospitalar que se anuncia. Se assim foi, nada de mal se vê nisso, esperemos é que um processo que se quer nacional não fique confinado a Lisboa e arredores.
Tavisto

Etiquetas:

9 Comments:

Blogger e-pá! said...

A reforma dos HH's não pode - como se afirma no post - deixar de passar por uma reflexão conjunta, aberta, sem tabus e, mais tarde, pela construção de um projecto estruturado que conte com a ampla participação dos profissionais de saúde.
Para isso, será necessário dirimir os múltiplos e divergentes conflitos de interesses que se acoitam nas instituições hospitalares.

Dois pontos fulcrais - que na realidade não são independentes um do outro - têm a ver com a estrutura orgânica - os CRI's, e com a "gestão de proximidade" - a clinical governance.
Quer um, quer outro, suscitam fortes reacções corporativas que passam pela discussão das lideranças.
Todavia, há, neste momento, uma certeza. Nunca haverá reforma dos HH's se este processo for avocado aos CA's dos HH's (SPA's ou EPE's tanto faz) que sobrevivem em funcionamento por este País.
Aos CA's dos HH's competirá gerir e aplicar no terreno o conjunto de soluções e decisões gizado na ampla discussão que tarda, ou está bloqueada (?).

Não podemos ter HH's que se declaram em situação concorrencial com o sector privado, portanto com uma política de investimento e inovação que servem estes fins e, os "outros", para os quais a eficiência organizativa e os resultados são o leitmotiv funcional e a marca de água de um serviço público universal e equitativo, olhando para o sector privado e social como áreas complementares.

Quando se promove uma reforma dos CPS e se deixa em stand by a dos HH's, o resultado será, sempre, um SNS disfuncional e vulnerável.
E, no meu entender, as crescentes vulnerabilidades (organizativas, de sustentabilidade, etc.) são - nestes tempos de saída da crise e, portanto, ávidos de mudanças - o grande problema do SNS.

1:03 da tarde  
Blogger xavier said...

Junto comentários feitos a propósito do post do Aidenós sobre os CRIs, que julgo oportunos para esta discussão. link

4:10 da tarde  
Blogger Tavisto said...

Repare-se que, para além do CRI da CT dos HUC, há já hoje novos modelos organizativos hospitalares no terreno a requererem avaliação. É o caso da organização em unidades intermédias de gestão seguida pelo H. S. Maria e o H. S. João. Com filosofias organizativas distintas; no primeiro caso associando serviços por afinidades anátomo-fisiológicas, digamos assim, no segundo seguindo um modelo mais clássico (especialidades cirúrgicas, médicas, meios complementares…); este modelo organizativo pode constituir-se como alternativa aos CRI ou servir de etapa intermédia à sua constituição.
Seja como for, a verdade é que em ambos os casos a reforma veio de cima para baixo e, do que me é dado saber, pouco entusiasmo e mobilização gerou nas bases. Os directores adaptaram-se porque a tal foram obrigados, mas muito pouco terá penetrado no “core” dos serviços. Para além da avaliação dos modelos no terreno, há pois que criar todo um processo de discussão mobilizador do “front office” para que algo de verdadeiramente novo surja no terreno e a reforma hospitalar seja discutida e interiorizada por todos os grupos profissionais.
Há, também, que cuidar da interface entre cuidados hospitalares e cuidados primários, de forma a tornar o SNS mais autónomo e custo-eficiente. Para além de razões de qualidade, que justificação haverá para realizar fora do SNS o que nele pode ser feito? Com este objectivo, como articular melhor os diversos níveis de cuidados? Há pois ainda muita pedra para partir.

6:10 da tarde  
Blogger aidenós said...

«Gostaríamos de avançar com isto durante o mês de Janeiro», declarou a ministra da Saúde ao Tempo Medicina. Isto, é o que AJ chama a reforma dos hospitais. AJ ainda não sabe, ou espera que uma salvadora «equipa de projecto» lhe diga, o que será a reforma dos hospitais. Mas não faz mal: para muitos a reforma dos hospitais não é mais do que a generalização, quanto mais ampla melhor, dos CRI, à imagem e semelhança do CRI de Cirurgia Cárdio-Torácica dos HUC, convencidos como estão de que por aí é o caminho. Ora, o que me parece é que talvez existam vários pontos que seria vantajoso definir primeiro para prevenir o risco e a frustração de tudo continuar como está. Porque os CRI não são um absoluto e muito menos têm sucesso inevitável ou incondicional. Os CRI serão um bom modelo, mas não dispensam a definição de uma estratégia global na qual têm de inserir-se e que não podem contrariar. Não basta afirmar que a estratégia é a criação dos CRI e, neles, a consagração da Clinical Governance, porque a definição da estratégia engloba e exige muito mais; porque os CRI não se esgotam na Clinical Governance e porque esta é susceptível de vários entendimentos e, concretamente, não pode entender-se como excluindo a importância dos restantes stakeholders do hospital.

8:47 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Mariano Gago autorizou a entrada em funcionamento de um novo curso de Medicina na Universidade de Aveiro, em2011, e a polémica instalou-se. A Ordem dos Médicos critica a decisão e diz que Portugal vai formar médicos para o desemprego.
Do lado dos privados, os responsáveis dos grandes grupos admitem que neste momento há falta de médicos e assumem a dificuldade de recrutamento em algumas especialidades (clínica geral, por exemplo), como reconheceu a direcção de um grupo privado de Saúde que não quis ser identificada.
O grupo HPP Saúde garante que o mercado tem capacidade para absorver mais médicos especializados. “Com o investimento e dinamismo que o sector privado tem vindo a assumir, é natural que o mercado possa absorver mais profissionais diferenciados.
A abertura deste novo curso irá colmatar a menor oferta existente em algumas especialidades médicas”, garantiu Susana Moreira da Silva, directora de Recursos Humanos da HPP Saúde. “Congratulamo-nos com a criação de um novo curso e de uma nova faculdade de Medicina porque permite colmatar a escassez de médicos”, reforça Teófilo Leite, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, que também defende a criação de uma faculdade de Medicina privada, com os hospitais privados responsáveis pela formação prática dos estudantes de Medicina.
Do lado do Governo, todos falam a uma só voz: o primeiro-ministro José Sócrates, o ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, e a ministra da Saúde, Ana Jorge, uniram esforços para justificar a criação de um novo curso de Medicina na Universidade de Aveiro, que começará com 40 novas vagas e evoluirá para 120. Garantem que há uma grave falta de médicos em Portugal e que a solução para resolver o problema é criar novos cursos e abrir mais vagas, reforçar o ensino de Medicina em Portugal em “quantidade e qualidade”. “Estamos a importar médicos. Temos de criar novas ofertas de cursos de Medicina para que o país disponha mais rapidamente dos médicos necessários”, disse José Sócrates na cerimónia de oficialização do curso.
O Ministério da Saúde revela que faltam entre 300 e 400 médicos de família e em 2013 o cenário poderá ser pior.
Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, também confirma a carência de profissionais de saúde (há cerca de 30 mil no activo), mas defende que “a falta de médicos não se resolve atirando mais estudantes para as universidades”. “Não há razão que justifique a abertura de novas faculdades de Medicina”, diz, sublinhando que o problema é imediato e os futuros médicos só poderão começar a trabalhar daqui a dez anos. Sobre os hospitais privados, diz que “não estão dispostos a pagar para ter médicos em formação”. “Daqui a quatro anos, vão estar a sair das universidades cerca de dois mil médicos por ano. Numa situação de crise económica generalizada, é certo que não vão ter emprego”.
Para Pedro Nunes, a solução passa por reduzir o número de vagas para 1200. O bastonário fala de uma “dispersão regional”, que dificulta a aproximação entre os diferentes cursos.
Sobre os novos cursos de Medicina no Algarve e em Aveiro, cujo acesso é reservado a licenciados, Pedro Nunes diz que “é um tipo de ensino muito difícil
e especial”, inspirado nas experiências de Harvard e do Kings College.
Maria Helena Nazaré, reitora da Universidade de Aveiro, tem elevadas expectativas face ao curso que receberá os primeiros estudantes em 2011: “É um curso que faz falta ao país e que a Universidade de Aveiro e o Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar têm condições de concretizar”.
O objectivo é colmatar a “necessidade de mais licenciados em Medicina”. No Algarve, onde existe um curso de Medicina desde Setembro, o reitor João Guerreiro faz um balanço positivo. As prioridades da universidade passam pela construção de instalações definitivas (em 2010), o reforço das relações com as instituições de saúde e o alargamento do corpo docente.

DE 22.12.09

9:25 da manhã  
Blogger tambemquero said...

A habitual polémica sobre o número de médicos reacendeu-se com o anúncio do novo curso da Universidade de Aveiro.
Afinal, o país tem, ou não, os médicos de que necessita?
Se olharmos para o número de médicos por habitantes, estamos acima da média europeia. Mas este é, por si só, um elemento demasiado exíguo para sustentar tal análise. Um exame mais minucioso detecta vários paradoxos.
O mais relevante é a idade dos médicos. Mais de metade dos cerca de 40 mil inscritos na Ordem dos Médicos tem acima de 50 anos. Um em cada oito tem mais de 65. Esta pirâmide etária tem consequências. A partir dos 50 anos, os médicos estão dispensados do trabalho nocturno na urgência, o que difi culta a organização destas equipas e obriga a multiplicar as famigeradas contratações de empresas para assegurar o serviço.
Mais ainda: em muitos municípios do interior, todos os médicos de família estão próximos da idade em que podem reformar-se.
Formar mais médicos é indispensável para preparar o futuro: melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde às necessidades dos cidadãos. Mas é também fulcral para o Portugal do presente: em várias regiões do país, os concursos para recrutamento, sobretudo de médicos de família, não têm concorrentes.
Nada disto teria acontecido, se não se tivessem cometido graves erros na admissão aos cursos de Medicina, nos anos 80 e na primeira metade de 90. A redução inconcebível e irresponsável dos numerus clausus conduziu às dificuldades que hoje enfrentamos.
Mas há mais argumentos a favor do aumento da formação de médicos.
É essencial acautelar a evolução futura dos cuidados de saúde. Estamos, hoje, perante novas necessidades, condicionadas pelo envelhecimento da população e pelo progresso tecnológico. Há muitas áreas em crescimento que exigem novos profissionais, como os cuidados paliativos, a geriatria, a genética ou o tratamento da obesidade.
Também a natureza cada vez mais global da nossa sociedade levanta novas questões. Recentemente, a comunicação social divulgou a tentativa de recrutamento de médicos portugueses para Inglaterra. Procedimentos que, no futuro, se generalizarão. E que dizer dos países que partilham a nossa língua? Devemos fi car indiferentes ao que se vive em Moçambique (800 médicos para 20 milhões de pessoas) ou em Angola (2400 médicos para 16 milhões de pessoas)?
Destaquemos ainda o modelo do curso de Aveiro, semelhante ao do Algarve. Trata-se de cursos inovadores, em que os alunos são licenciados em áreas afins, valorizando-se a formação em ciências da vida, mas incorporando-se no modelo de selecção outras qualidades individuais e aspectos relacionados com a motivação. Dá-se, assim, outra oportunidade a muitos dos excluídos pelos critérios habituais de admissão nas Faculdades de Medicina. E dá-se resposta a uma crítica justa de muitos especialistas na matéria.
Qualquer que seja o ângulo de análise, somos interpelados pela mesma conclusão: aumentar a capacidade formativa de médicos em Portugal é conveniente. E para quem tem responsabilidades na decisão sobre o interesse público, é imperativo.

Manuel Pizarro, JP 22.12.09

10:21 da manhã  
Blogger Hospitaisepe said...

«Gostaríamos de avançar com isto durante o mês de Janeiro»

Realmente uma frase lapidar.
As assessorias de imagem não conseguem disfarçar o discurso confrangedor da senhora ministra.
Um deputado da AR, um ministro da república com tais dificuldades de comunicação e vazio de ideias não tem à partida condições para o exercício do cargo. A não ser neste país da EU à beira mar plantado.

11:47 da manhã  
Blogger Tavisto said...

Sobre a questão da falta de médicos concordo com o que é dito por Manuel Pizarro, excepto num ponto: o de ser preciso criar novas universidades para resolver este problema.
Estudos internacionais apontam para a necessidade de uma Faculdade de Medicina por cada 2 milhões de habitantes. Portanto o País necessita de 5 FM e, sem contar com a do Algarve e Aveiro, já tem sete (2 Lisboa, 2 Porto, 1 em Coimbra, Braga e Covilhã). É necessário “massa crítica” para se criar uma Faculdade, sem a qual a qualidade do ensino decai. Por outro lado, um curso técnico é muito dispendioso e, portanto, mais justifica a optimização dos recursos existentes.
Sempre que um Reitor fala o que se houve é queixar-se das dificuldades em gerir o dia-a-dia da sua instituição por dificuldades financeiras. Por este motivo, tem havido mesmo vozes a reclamarem a concentração de estabelecimentos de ensino superior tendo em vista a optimização de recursos. O oposto do que se está a passar com a expansão das faculdades de Medicina.
Pelas razões expostas não se entende a criação de novos cursos Médicos. Por virem trazer um ensino inovador? Mas no caso de Aveiro não é o próprio ICBAS que vai ser chamado a ter a responsabilidade da parte pedagógica?
Em conjunto, as duas novas faculdades vão formar mais 100 licenciados por ano. O que, distribuídos pelas restantes, daria em média mais 15 alunos por curso. Seria pedir de mais? O lobby das FM públicas não o permitiu? O poder político não tem força para mudar o actual estatuto dos hospitais universitários, alargando as funções de ensino a todos os profissionais que nele trabalham? O que pode justificar, nos dias de hoje, que as funções de ensino, investigação e prática clínica, não sejam extensivas a todos que trabalham num hospital universitário e condição necessária para nele serem admitidos? Não é assim que se passa nos demais países europeus? Para quê persistir em atavismos que só vão perpetuando a mediocridade nacional?

12:27 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Um dos mais lúcidos dirigentes do PSD dizia-me, entre elogios moderados à primeira legislatura de José Sócrates, que falta uma estratégia ao Governo e dava, com graça, o exemplo da ministra Ana Jorge: “Já reparou que ela se limita, desde que tomou posse, am ser a ministra da Gripe?” O diagnóstico será excessivo mas a verdade é que a máquina de comunicação do Governo parece ter emperrado na polémica em torno do casamento homossexual.
Tal como a ministra da Saúde terá pensamento para além da gripe, o Governo terá certamente agenda para além do casamento homossexual.
Mas, sinceramente, não é isso que parece. E este estado de coisas favorecerá o PSD? Claro que sim, mquando o partido tiver uma estratégia…

Miguel Coutinho, DE 23.12.09

Ana Jorge, pretende com esta coisa da reforma dos hospitais retocar a imagem.
Mas já vai tarde.
Foram muitos meses a fio no papel de Ministra da Gripe.
Depois, há o vazio de ideias e a qualidade dos assessores que em nada ajudam.

8:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home