terça-feira, julho 10

Derradeiros dias de Paulo Macedo

Alguns notas sobre o debate de hoje à noite (09.07.12) na TVI sobre greve dos dias 11 e 12 de Julho.
Politica de recursos humanos deste ministro tem por único objectivo o esmagamento dos salários.dos profissionais da Saúde. Se Paulo Macedo está de boa fé e pretende evitar a greve porque não anula o controverso concurso de prestação de serviços e permite a contratação de profissionais directamente pelos hospitais. Uma boa forma de obter ganhos de eficiência.
Este ministro não percebe patavina da Saúde. É mau político e está rodeado de incompetentes (secretário de estado, Leal da Costa seu principal mentor). Estamos perante uma política de saúde de cortes a eito.
Quanto à reforma da Saúde: Não se conhece medida de jeito. CSP, a rede informática do MS procede à eliminação de milhares de utentes das listas dos Centros de Saúde pela calada da noite. Cuidados Continuados, não há dinheiro para abrir novas unidades prontas a funcionar. Reforma dos hospitais, nomeados três grupos de trabalho: Urgências (nicles).  Mendes Ribeiro (actividade desconhecida). ARS, contributo para a Carta Hospitalar prontamente desvalorizado por Paulo Macedo.
A reforma da rede hospitalar prossegue, mais ou menos clandestina,  com encerramentos, concentrações e mais encerramento de unidades. Enfim, mais cortes a eito. A única coisa que o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, ao fim e ao cabo, sabe fazer.

A greve dos dias 11 e 12 de Julho parece-me justa. Fruto da indignação de uma classe profissional competente e prestigiada contra a política de esmagamento do SNS deste governo. O ministro da saúde, decididamente, perdeu o pé. Foi longe demais sem saber medir forças. No dia treze teremos, certamente, um ministro diferente. Pronto a negociar ou a arrumar as malas rumo a casa.

Etiquetas: