quinta-feira, agosto 23

Saúde, mais cortes a eito (2)

De que forma é possível obter uma nova redução de duzentos milhões de euros no orçamento do SNS?
Nós esperaríamos que as poupanças surgissem com a melhoria da gestão do SNS e das suas instituições, mas o que vemos é que em áreas como a dos CSP se viola a lei e o memorando de entendimento da Troika, já que as nomeações são de pessoas cujo principal atributo é pertencerem ao aparelho partidário. E isso deixa-nos preocupados, já que estas pessoas não saberão fazer poupanças rigorosas e nas áreas em que deviam. Se o memorando é para cumprir, que se cumpra na totalidade.
 Acredita que os doentes serão lesados por estas medidas?
Vem certamente prejudicar o SNS e os seus utentes. Isto porque o ministério poderá fazer estes cortes apostando em mais encerramentos, por exemplo. È isso que receio. E com estes encerramentos os cidadãos irão esperar mais tempo pelos cuidados e terão outros custos e despesas relacionados com estas mudanças, nem que seja com transportes para irem a outras unidades.
 O que seria desejável para obter estas poupanças?
Apostar nas Centrais de Compras, por exemplo, seja a nível nacional seja regional. Mas era importante que na área do medicamento essas poupanças fossem obtidas sem que os doentes deixassem de ter acesso à inovação.
Entrevista, José Manuel Silva, DN 21.08.12

Etiquetas: