Mercado de Genéricos
Segundo um estudo de mercado desenvolvido pela IMS, o volume de vendas dos medicamentos genéricos ultrapassou no mês de Outubro a barreira dos 9% de quota de mercado.
De acordo com informação do INFARMED a quota dos Genéricos no Mercado Total, entre Janeiro e Outubro de 2004, atingiu 8,09% do total das vendas a PVP, correspondendo a um valor de facturação de 210 647 312 euros (Valor do Mercado Total: 2.602.753.542 euros), e a uma taxa de crescimento de 62%.
A quota de mercado dos medicamentos genéricos de 8,09% é um insofismável êxito da política de genéricos com efeito positivo no controlo dos gastos com medicamentos. O enorme potencial deste mercado faz-nos acreditar que no espaço de três anos poderão ser atingidas quotas muito próximas das verificadas em outros países europeus.
Notícia relacionada do Diário Económico de 23.11.04 (link)
4 Comments:
1. - Estamos a falar de valores acumulados.
Comparando os períodos homólogos Jan-Out o valor da taxa de crescimento é de, segundo o INFARMED, de 9,5%.
Foi efectivamente de 12% de Jan-Ago 2004.
2. - O Dr. António Correia de Campos foi meu professor, sendo um profissional por quem eu nutro especial apreço.
No seu recente artigo sobre o lucro da Saúde previsto pelo LFP para 2005, publicado no Diário Económico, CC faz rferência à taxa de crescimento da despesa com medicamentos de 12,5% prevista para o corrente ano. Possivelmente foi um lapso.
Correia de Campos, refere que a taxa de crescimento da despesa com medicamentos atingiu, 12% no corrente ano. O que é correcto.
Uma vez que publica o seu artigo em 22 de Novembro, nesta altura já sabia que esta taxa havia baixado significativamente, atingindo no final de Outubro 9,5%. Muito longe dos 4,5% de 2003. O que terá levado o ministro a negociar o tecto de 7,5% com a indústria.
Os Estados da Nação elegeram o http://saudesa.blogspot.com/ como o blog da semana. O caciquismo do Avelino foi determinante na escolha.Parabéns.
Grato a todos os elementos do Estados da Nação.
Especialmente grato ao Avelino pela preciosa colaboração que tem prestado ao SaudeSA.
Trabalhamos na Saúde há cerca de vinte anos. Estamos empenhados em intervir de forma justa e inteligente no processo de transformação em curso. Daí a razão de ser deste Blog.
Isto já parece um agradecimento dos óscares.
Um abraço
Enviar um comentário
<< Home