quarta-feira, dezembro 15

Alteração do modelo SA


"Um futuro governo do PS transformará os hospitais SA, que foram «um bom passo» descentralizador, em empresas públicas, «sem nenhum prejuízo para a eficiência da sua gestão», garantiu, em Coimbra, José Sócrates. O líder socialista, que dedicou o dia de ontem à Saúde, considera que não se deve fazer tábua rasa das políticas anteriores. Aliás, lembra que o antigo ministro Correia de Campos (que o acompanhava) já tinha feito uma proposta nesse sentido, embora o Governo de Guterres pretendesse fazer a mudança de forma «gradualista».
As «melhorias» que o PS pretende introduzir não se prendem apenas com algumas «reticências» ao modelo, como o facto de as nomeações terem obedecido «a critérios partidarizados». Sem nunca descurar uma boa gestão («não há muito mais dinheiro para pôr no sistema»), «é preciso que se perca o excesso de visão contabilística da Saúde». No fundo, para que «os portugueses possam olhar para o SNS, não como clientes, mas como utentes». E o serviço de cirurgia dos HUC (de Manuel Antunes) é «um belíssimo exemplo de como se pode combinar eficiência com qualidade». Em mais um dia temático de pré- -campanha, Sócrates concluía que «a Saúde é um dos bens essenciais do Estado-Providência, que desejamos manter».
Diário de Notícias 14.12.04
A transformação dos hospitais SA em EP é uma medida que SaudeSA vem defendendo de há muito. As nomeações para os cargos de gestão por critérios de competência parece-nos outra das medidas indispensáveis para um desempenho eficaz e eficiênte dos hospitais.
Tudo indica, caso o PS venha a ganhar as próximas eleições e a constituir governo, que António Correia de Campos será o novo ministro da Saúde.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também concordo que Correia de Campos será o escolhido de Sócrates para Ministro da Saúde. Falta, no entanto, o fundamental: A vitória de Sócrates nas próximas eleições.

6:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O levantamento sobre a experiência dos hospitais SA já foi efectuado?
Penso que a mudança para EP só deverá ocorrer após o conhecimento de dados fiáveis e actualizados sobre o funcionamento dos hospitais SA.
"À priori" também me parece que o modelo EP é o mais adequado para os hospitais da rede pública. No entanto, acho necessário o conhecimento dos resultados (não aldrabados)do projecto SA.

6:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prioridade: crescimento da economia.Necessidade de requalificação dos portugueses.
Ensino e Saúde públicas, havendo, no entanto, necessidade de reformar o sector público. Não há redução dos impostos - Algumas das medidas anunciadas por Sócrates.

7:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os Administradores Hospitalares deverão ser nomeados rapidamente para a gestão dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

7:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O ministro da Saúde tinha programado transformar a Unidade de Missão dos hospitais SA numa "holding" a partir de Janeiro de 2005.
Como já não o pode fazer, por o governo estar demissionário só podendo praticar actos de mera gestão , vai daí e renova por mais um ano o funcionamento da Unidade de Missão dos SAs. Será isto correcto?

7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já se vê luz ao fundo do túnel.
Viva o Serviço Nacional de Saúde.

7:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A política do medicamento - genéricos, comparticipação por SPR, prescrição por DCI - é o projecto de maior sucesso lançado pelo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira. A curto prazo vai produzir excelentes resultados. Só que o pai da criança é o Infarmed.

7:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home