quinta-feira, dezembro 9

Hospital de Santa Maria


As transferências do SNS (financiamento) só cobrem metade da despesa do Hospital de Santa Maria (universitário) SPA. A celebração de um contrato-programa como os dos SA aumentaria o orçamento de 150 para 260 milhões de euros (link).
Este é o círculo vicioso da gestão dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde: Subfinanciamento crónico gerador de ineficiência, a qual, por sua vez, gera agravamento do défice e quebra de qualidade das prestações de cuidados.
O ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, no lugar de propor um plano sério e eficaz de recuperação dos hospitais do SNS, através de um financiamento ajustado às necessidades e a implementação de uma verdadeira gestão por objectivos, prefere a implementação de projectos de grande risco, conducentes à privatização das unidades do SNS que não têm a adesão do pessoal da Saúde. Para fazer valorizar os resultados das suas medidas, o ministro da Saúde, não tem pejo em recorrer à manipulação dos dados de informação.
O caso do Hospital de Santa Maria ilustra bem o resultado desta política: 80% das instalações encontram-se degradadas, o défice acumulado atinge vários milhões de euros, as condições de trabalho são das mais difíceis do SNS.