Programa do PS
José Sócrates, apresentou hoje o Programa Eleitoral do PS (Programa da Saúde) às eleções Legislativas de 20 de Fevereiro.
Alguns dos objectivos mais importantes:
Alguns dos objectivos mais importantes:
a) - Crescimento da Economia, 3% ao ano;
b) - Processo de redução de 75 mil funcionários públicos. Por cada duas saídas na administração pública haverá uma admissão" com base em critérios de qualificação e de juventude;
d) - Criação de 150 mil empregos até 2009;
d) - Criação de 150 mil empregos até 2009;
e) - Duplicar o investimento em Investigação até 1% do PIB;
f) - Desenvolvimento de um plano tecnológico nacional de forma a permitir um crescimento económico elevado do país;
g) -Combate à pobreza traduzido no compromisso de, até 2009, retirar 300 mil idosos de uma situação de pobreza.
h) - Redução para metade do abandono escolar, inclusão do inglês no ensino básico e a aposta na ciência.
i) - Equilibrio das despesas públicas sem o recurso a receitas extraordinárias para conterem o défice nos três por cento.Bases Programáticas PS – Legislativas 2005
g) -Combate à pobreza traduzido no compromisso de, até 2009, retirar 300 mil idosos de uma situação de pobreza.
h) - Redução para metade do abandono escolar, inclusão do inglês no ensino básico e a aposta na ciência.
i) - Equilibrio das despesas públicas sem o recurso a receitas extraordinárias para conterem o défice nos três por cento.
3 Comments:
E para além da declaração de intenções, no concreto como é que isso vai ser feito?
A questão do comentário anterior é pertinente
Portugal precisa de fazer crescer a economia acima dos 3% e de conter a despesa / dívida pública nolimite dos 3%, sem recurso a receitas extraordinárias.
O segredo meio escondido residirá na negociação com a CE de um plano a médio prazo para realinhar Portugal na rota da convergência.
A reactivação da economia será efectuada através de investimento público: TGV, nova ponte sobre o Tejo.
O emagrecimento do Estado poderá ser conseguido através de uma política concertada de Reformas/admissões e reorganização de Serviços Públicos.
Há várias ideias para a reforma do ensino: Introdução do Inglês no ensino básico, utilização de meios informáticos (substituição dos manuais/papel por manuais electrónicos (CD rom).
Falta-nos saber como o PS , no caso de ganhar as eleições, pretende organizar o Governo ( n.º de ministérios, alterações aos modelos anteriores (vamos ter um ministério da Reforma Administrativa? Um ministério da Tecnologia e Inovação.
Reforma Fiscal, é necessário conjugar medidas coercivas com medidas incentivadoras. Por exemplo no Brasil os cidadãos mediante a apresentação de determinado n.º de facturas são premiadas pelo estado com bilhetes para o futebol, espectáculos e cinema.
Uma coisa é certa. Até há bem pouco tempo o PS não tinha ideias para dar a volta à crise. O problema agora parece ser como concretizar as referidas ideias.Sem estabilidade não será possível implementar as reformas estruturais de que Portugal necessita.
Enviar um comentário
<< Home