quarta-feira, fevereiro 16

Opting Out na Saúde


1. - Escolher entre pertencer ao SNS ou optar por seguros de saúde é a solução apontada por Luís Filipe Pereira para assegurar a sustentabilidade financeira do sector. Surpreendentemente(?), também António Correia de Campos, segundo o DE, se mostra “sensível à possibilidade de opting out”, com a condição da criação de “um cartão individual que impeça a contaminação, porque senão o utente usa o SNS para os procedimentos mais caros” (link)
2. - A solução do "opting out" significa um risco muito elevado para o Serviço Nacional de Saúde, pois se os cidadãos portugueses com mais poder económico saírem do sistema para fazerem seguros privados de saúde ficam no serviço público apenas os mais pobres e debilitados. Da solução "opting out" resultaria a criação de um SNS sem dinheiro, com os mais doentes a seu cargo, pois os saudáveis saíriam para companhias de seguros privadas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O objectivo é esse mesmo: Instituições de saúde para os pobres. Hospitais de excelência para os ricos cobertos por apólices que só as fartas bolsas podem pagar.
O sistema de seguros é discriminatório pois as apólices são tanto mais caras quanto mais velho e doente está o utente.

12:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se o opting out é uma solução para assegurar o financiamento da saúde já temos ministro da saúde. O director do Diário Económico que é um ferveroso adepto do opting out.
É assim a democracia. Todos temos o direito a dizer as nossas parvoíces.

1:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home