domingo, março 6

Acessibilidade aos cuidados de Saúde



Hospital José Joaquim Fernandes, SA - Beja
Um estudo que vai ser publicado com o título "Geografias da Saúde e do Desenvolvimento - evolução e tendências em Portugal" (Almedina), coordenado por Paula Santana, professora catedrática do Instituto de Estudos Geográficos da Universidade de Coimbra, conclui que o estado de saúde dos portugueses melhorou genericamente numa década mas é bastante pior no interior rural do que no litoral urbano. (link)
A chamada organização do sistema pode ser a principal barreira que impede a equidade no acesso aos cuidados de saúde. E os mais prejudicados são sempre os mais pobres, as pessoas menos influentes, quem conhece menos o médico, o sistema e como há-de torneá-lo (link)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Segundo os autores deste estudo foram utilizados para a avaliação do estado de saúde, seis tipos de indicadores com um total de 51 variáveis.
O interessante será verificar como estes indicadores foram apurados, trabalhados e apresentados. Aguardemos a publicação do livro.

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora aí vão os referidos indicadores:
SAÚDE -(mortalidade infantil, incidência de doenças de notificação obrigatória); DEMOGRÁFICOS (caso da mortalidade, fecundidade); OFERTA de CUIDADOS de SAÚDE (números de médicos, enfermeiros e camas em hospitais); UTILIZAÇÃO dos CUIDADOS (consultas nos centros de saúde, hospitais; gastos com medicamentos e meios de diagnóstico); SOCIAIS(escolaridade da população, casas com telefone, água e luz); ECONÓMICOS (taxa de desemprego e índice de poder de compra).
dicadores:

4:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home