terça-feira, abril 5

Correcção das Contas Públicas


A Comissão Europeia reviu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2005 – de 2% para 1,1% . O défice orçamental deverá atingir os 4,9% do PIB e a dívida pública subirá para 66,2% do PIB (link)
Confirmado. A dupla Santana/ Bagão conseguiram dar um forte abanão à Dívida pública.

2 Comments:

Blogger xavier said...

Face ao anúncio da previsão do défice orçamental português pela Comissão Europeia Portugal terá de tomar medidas correctivas até ao final do ano.
Luís Campos e Cunha parece querer antes assumir um défice de 6% do PIB em 2005 e comprometer-se a corrigir a situação nos próximos três anos, abandonando o recurso a medidas extraordinárias seguida pelos governos anteriores, apresentado à luz da revisão recente do PEC um plano de estabilidade constituído pelos investimentos julgados necessários à recuperação da economia portuguesa.
Como corolário desta decisão de assumir uma política de transparência e apesar do apresentação do referido plano de estabilidade, Portugal lá para o final do corrente ano deverá ser presenteado com o lançamento do procedimento de défice excessivo (PDE)
E andou o governo do actual comissário europeu, Durão Barroso, a obrigar os portugueses a apertar o cinto enquanto os maiores países europeus já tinham mandado às malvas o PEC. Cabe ao actual governo aproveitar a recente flexibilização do PEC para implementar as necessárias reformas estruturais sem abandonar o necessário rigor orçamental.

11:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto da flexibilização do PEC são balelas.
O PEC acabou. Finito. Is over.
Paz à sua alma.
O dollar vao voltar a reinar...

2:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home