domingo, maio 22

Aventura no SATUO



Hoje, depois do habitual "jogging" Saisa/Carcavelos/Rabo da Baleia, resolvemos arriscar uma volta no SATUO.
Inaugurado a 07 de Junho, com uma extensão total de 1 150 metros e um investimento de 30 milhões de euros, foi anunciado como o meio de transporte mais amigo do ambiente.
Um estudo recente, desenvolvido por uma equipa do Técnico, concluiu que a emissão de gases de efeito estufa emitidas pelo SATUO é 175 vezes superior à dos outros meios de transporte pesados.
Custo da viagem, ida e volta: dois euros.
Na estação nem vivalma. Dir-se-ia estarmos algures entre Saturno e Plutão.
Uma voz feminina alertou nos altifalantes os cuidados a ter com as portas automáticas.
Dentro em breve chegava o SATUO, todo tremeliques, estacando na plataforma de embarque lampeiro.
Abertas as portas de par em par, entrámos na pequena carruagem deserta.
Mais uma volta, mais uma viagem...
Bem curta por sinal. Apenas quatro minutos por 1 euro. Mais quatro minutos na volta e novo euro. Sempre a curvar aos solavancos. Subindo e descendo aos guinchos, junto às janelas dos prédios limítrofes. Um paraíso para quem tiver crianças a descansar.
Saímos estupefactos com a inutilidade desta geringonça, inimiga do ambiente, a qual só pode ter sido criada para servir outros interesses que não os dos munícipes do concelho.
O Semanário Expresso desta semana (n.º 1699 de 21.05.05), refere que foi instaurado um segundo inquérito crime a Isaltino Morais devido a um acordo assinado por este e as empresas Aldeia do Meco e Pelicano, sobre o qual recaem suspeitas de tráfico de influências e corrupção.
Isaltino Morais é, definitivamente, tão poluente quanto a sua grande criação no concelho de Oeiras, o SATUO.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O bilhete do SATUO é tão caro que o Xavier teve de andar a pedir umas moeditas.

11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deve ser engraçado. Parece a montanha russa.
Realmente deve ser a poluíção.
A segunda fase estava programada para este ano.
A ideia é levar o SATU até ao Lagoas Park onde a Teixeira Duarte tem importantes investimentos: edifícios de Escritórios, onde já estão instaladas diversas empresas como a Oracle, Pfizer e a sede da própria Teixeira Duarte.

Entretanto a construção do SATU fez-se à conta de "Atulhamento" duma das principais vias de acesso às escolas secundárias.
A poluião que provoca associada às dificuldades de circulação automóvel provocou uma acentuada desvalorização dos imóveis localizados ao longo do trajecto do SATU.
Easte investimento é perfeitamente ruinoso para muitos do munícipes do Concelho, por reduzir a qualidade ambiental e dos investimentos efectuados nesta zona.

9:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home