segunda-feira, agosto 8

Boas Notícias


As últimas notícias relativas à gripe da aves são animadoras: os EUA têm em fase adiantada de investigação uma nova vacina e o nosso Ministério da Saúde tem preparado um plano de contingência pronto a ser accionado em caso de pandemia.

O Ministério da Saúde tem preparado um plano nacional de contingência, coordenado pelo sub Director Geral de Saúde , Francisco George, para actuar num cenário de pandemia provocada pelo vírus da gripe das aves, o H5N1. Este plano nacional prevê para o combate à pandemia a utilização da vacina e de medicamentos antivirais específicos (ozeltamivir)
(link)(link)

O sucesso obtido nos primeiros testes (com base num pequeno número de casos: 113 em 452 ), obrigam a uma melhor avaliação da nova vacina antes da sua autorização e lançamento no mercado.
Nesta altura o factor crítico é o tempo, ou seja, ultimar a avaliação da vacina antes da eclosão da pandemia.
Depois há que decidir entre avançar de imediato com a vacinação das populações ou esperar pela evidência de que o vírus (H5N1) se transmite eficientemente de pessoa para pessoa.
A Successful Vaccine alone is not enough to prevent Avian Flu Epidemic (link)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agradeço a preocupação da SaudeSA em dar boa informação sobre esta matéria.

1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O assunto é sério:
Num cenário de pandemia da gripe das aves, as previsões mais optimistas apontam para oito mil mortes em Portugal.
Acho que o Ministério da Saúde tem disponibilizado pouca informação sobre esta mat+eria.
Faço votos por outro lado que a organização do plano de contingência seja capaz.
A maneira usual de os portugueses actuarem é de lançarem dinheiro sobre os problemas. Neste caso porem-se a comprar medicamentos à maluca para comprovarem que fizeram alguma coisa.

2:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabem como tudo isto vai acabar?
Como sempre ...
Com os Laboratórios a facturarem milhões em vacinas e medicamentos.

2:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos ainda há grande preocupação em relação a esta matéria:
a) - A vacina ainda não saiu dos ensaios;
b) - A vacina, por si, não vem resolver todos os problemas da pandemia. è necessário continuar a observar muito atentamente a evolução do virus.
c) - Depois de suficientemente testada é necessário fabricar as quantidades necessárias de vacinas e determinar o timing de vacinação.
d) - No caso de eclosão da pandemis é necessário dispor além das vacinas de um arsenal terapêutico de combate à doença.

3:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Faço votos que a pandemia não aconteça.
Essencialmente para evitar os milhares de mortes que causará, principalmente nos países subdesenvolvidos.
Depois não gostaria de por à prova o plano de contingência do nosso ministério. Por razões óbvias.

3:57 da tarde  
Blogger xavier said...

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está "muito preocupada" com a ocorrência de um novo surto de gripe das aves na Rússia, mais concretamente em Tyumen, na Sibéria. Também na China, na região da Mongólia, dezenas de aves migratórias (cisnes e gansos) morreram nos últimos dias devido à doença . Mas, nos Estados Unidos, cientistas afirmaram terem testado com sucesso uma vacina humana contra esta ameaça, que já matou 40 pessoas na Ásia.

A vacina contra o vírus H5N1 (variante contagiosa para o ser-humano) foi fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Três universidades norte-americanas testaram-na num pequeno grupo de voluntários, com menos de 65 anos, que receberam duas inoculações. Os primeiros resultados, segundo responsáveis de saúde citados pelo New York Times e pelo Washington Post, "confirmam" que já existe um método eficaz de prevenção da doença.

Um tratamento que se revela cada vez mais urgente, dado o avanço da gripe das aves rumo à Europa. A localidade de Tyumen é o último exemplo da evolução da doença na Sibéria, onde já se procedeu ao abate de mais de 65 mil aves nas zonas afectadas. Ainda não há confirmação de que se trata da variante H5N1, mas a OMS está pessimista e avisa que "quanto mais o vírus se expandir, mais possibilidades há de se contagiarem seres-humanos". Por precaução, a Comissão Europeia decidiu interditar as importações de aves vivas e de penas da Rússia e do Cazaquistão a partir de 12 de Agosto.
Diário de Notícias 09.08.05

12:21 da tarde  
Blogger xavier said...

As autoridades sanitárias russas confirmaram ontem que o vírus da gripe das aves que atinge três regiões da Sibéria é transmissível ao homem. O tipo H5N1 já provocou a morte de 60 pessoas no sudeste asiático desde 2003. Ontem, o vírus fez mais uma vítima no Vietname, elevando para 42 o número de mortes no país. A Comissão Europeia proibiu a importação de aves originárias da Rússia e do Cazaquistão.
DN 10.08.05

12:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home