terça-feira, agosto 9

Cuidados Paliativos

Nos EUA há uma ligação estreita entre o rendimento dos cidadãos e a acessibilidade aos cuidados de Saúde.
Quando se fala de cuidados paliativos poder-se-à dizer que há uma ligação estreita entre o dinheiro e a qualidade da morte.
Um estudo recente concluiu que os cidadãos com rendimentos inferiores a $70,000 tem mais 10% de probabilidades de padecerem de vários sofrimentos nos últimos dias das suas vidas -dores, depressão, delírios, dificuldades de comer e respirar - do que os doentes com rendimentos mais elevados.
Entende-se por cuidados paliativos todas as acções desenvolvidas junto do doente diagnosticado com uma doença incurável em estado terminal.
Em Portugal morrem cerca de 105 mil pessoas por ano, 90 por cento das quais nos hospitais.

2 Comments:

Blogger xavier said...

The findings, which appear in the August issue of The Journal of Palliative Medicine, used information on more than 2,600 adults over 70 who died from 1993 to 1998. The researchers interviewed proxies, usually surviving spouses, to gather information about pain, depression, delirium and difficulties in breathing or eating at life's end.
NY Times 06.08.05

12:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os cuidados paliativos têm sido fonte de controvérsia nacional. Existem seis núcleos prestadores de CP que são insuficientes para as necessidades do país.
LFP pretendia integrar estes cuidados na rede de cuidados primários.
No seu recente trabalho o Grupo Técnico para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários também prevê a integração dos cuidados paliativos nos cuidados primários.

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home