quinta-feira, agosto 4

Gripe das Aves


Voltamos ao tema. Os constantes alertas internacionais assim o justifica.
Tendo em atenção os recentes desenvolvimentos da "bird flu" ocorridos na Asia, onde morreram 50 pessoas, estamos próximos de correr o risco de uma pandemia. Duas das condições para o deflagrar desta pandemia já ocorreram: um novo virus emergiu transmitindo-se à espécie humana. Só falta a realização da terceira condição: o incremento e sustentação da transmissão do novo vírus de humano para humano.
Por isso é necessário estudar de perto a evolução do virus para que as autoridades de saúde pública possam tomar as decisões correctas e atempadas para uma intervenção eficaz de combate ao virus. Neste sentido é essencial a colaboração da China na partilha das amostras recolhidos para estudo e autorização para a entrada no país de uma equipa liderada pela WHO (link)

1 Comments:

Blogger xavier said...

A gripe das aves foi oficialmente confirmada em mais duas regiões da Rússia, Kurgan e Omsk, e a doença pode estar a espalhar-se ao Norte do Cazaquistão.
As autoridades de saúde temem que um tipo de vírus de gripe das aves perigosa para humanos, como o H5N1, que agora está na Rússia, vindo da Ásia, possa sofrer mutações que o tornem facilmente transmissível entre seres humanos, dando origem a uma epidemia global semelhante ou pior do que a pandemia de gripe que matou mais de 50 milhões de pessoas, no fim da I Guerra Mundial.
A presença do H5N1, que infecta os humanos, foi apenas confirmada numa região da Rússia, Novosibirk. Mas outras quatro zonas siberianas também declaram tê-lo.
Desde o final de 2003 que a gripe das aves já matou mais de 100 pessoas e 140 milhões de aves na Ásia. Responsáveis de saúde veterinária do Cazaquistão, vizinho da Rússia, confirmaram o surto na região de Pavlodar, que faz fronteira com Novosibirsk. Três regiões da Alemanha (Hesse, Renânia-Palatinado e Baviera) já proibiram a importação de frangos da Rússia e do Cazaquistão.

1:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home