quinta-feira, dezembro 1

Meu Menino Jesus


O Teatro Municipal São Luiz (TMSL), em Lisboa organizou uma sessão de leitura de poemas para celebrar a passagem dos 70 anos da morte de Fernando Pessoa . Segundo o JN o momento alto aconteceu quando Fausta Ripado, 76 anos, frente ao microfone, pôs os óculos de ver ao perto e leu "Aniversário", comovendo a assistência.

Eu cá teria lido um trecho da "História do meu Menino Jesus":
E o Espirito Santo andava a voar,
Ele foi à caixa dos milagres e roubou três.
Com o primeiro fez com que ninguém soubesse que ele tinha fugido.
Com o segundo criou-se eternamente humano e menino.
Com o terceiro criou um Cristo eternamente na cruz
E deixou-o pregado na cruz que há no céu
E serve de modelo às outras.
Depois fugiu para o sol
E desceu no primeiro raio que apanhou.
Hoje vive na minha aldeia comigo.
É uma criança bonita de riso e natural.
Limpa o nariz ao braço direito,
Chapinha nas poças de água,
Colhe as flores e gosta delas e esquece-as.
Atira pedras aos burros,
Rouba a fruta dos pomares
E foge a chorar e a gritar dos cães.
E, porque sabe que elas não gostam
E porque toda a gente acha graça,
Corre atrás das raparigas
Que vão em ranchos pelas estradas
Com as bilhas às cabeças
E levanta-lhes as saias.
Fernando Pessoa, A História do meu Menino Jesus.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger xavier said...

Excelente escolha.

1:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home