quarta-feira, maio 9

Saúde 24, o n.º sempre à mão



(…) uma voz que sabe como é que pode ajudar, mas que não cura, não diagnostica nem prescreve medicamentos ou terapêuticas. É uma voz que aconselha que encaminha (...)
TSF, CC, cerimónia inauguração Saúde 24

Terminada a cerimónia, o primeiro ministro, José Sócrates (JS), despediu-se do ministro da saúde, Correia de Campos (CC), com um seco aperto de mão. No trajecto para a residência oficial, decidiu ligar-lhe.

JS ao tm: dr campos, mais uma vez, o senhor, ultrapassou o combinado.
CC: Senhor engenheiro…, digo, senhor primeiro ministro...
JS: Mas por que havia o doutor de falar na prescrição de medicamentos…
CC: Mas senhor eng…
JS: O senhor é incorrigível. O Saúde 24 aconselha, encaminha e informa os utentes do SNS. Nada mais. Quantas vezes repisámos isto.
CC: Mas senhor eng…
JS: Ora bolas, dr correia de campos… O Saúde 24 não diagnostica , não cura. Do que o dr. se havia de lembrar ! Isso queríamos nós, depois das maternidades, dos SAPs, das urgências que o senhor andou praí a encerrar.
CC: Mas…
JS: Olhe, depois de ter patrocinado o acordo com a ANF, as negociações com os autarcas, decidi promover também um acordo com o bastonário da OM. O seu grande amigo Pedro Nunes...
CC: ...
JS: Está, está ?
dr. Correia de Campos, está a ouvir-me ?
Que raio, está ligado… Será que lhe deu algum fanico ?
Talvez seja melhor ligar para o Saúde 24. Onde é que raio... meti o número…
Ah, cá está:
808 24 24 24 .
Saudepe

3 Comments:

Blogger cotovia said...

A Saudesa descobriu um novo Harold Pinter . Parabéns.

12:08 da manhã  
Blogger naoseiquenome usar said...

A propósito de Pedro Nunes, hoje ouvi-o falar despudoradamente no conceito de "culpa", na sua dificuldade de prova e quase sempre comprovada falta de culpa dos médicos.
Também ouvi o anúncio de uma reportagem que anunciava como inédito o caso do Amadora/Sintra e do médico obstetra que realizou o parto com recurso a forceps.
Tudo isto é mentira.
No primeiro caso, o Bastonário não tem a mínima noção ( e por isso não deveria falar) do conceito. Talvez alguém o devesse confrontar com os conceitos de negligência, dolo (directo/eventual).
No segundo caso, anda tudo muito desatento da intoxicação dos edia afinal. Desde o caso de Portalegre e da não realização de ECG (em que a OM foi condenada, também, ao pagamento de uma multa por não emitir em tempo parecer), ao caso dos HUc e do cancro da mama, ao caso da Ana Raquel e da operação às amigdlagas, entre tantos outros....

_________________
Assim, hoje apetece-me escrever, de forma simples, para o Sr. Bastonário.
No plano estritamente jurídico, o nosso CP não prvê o crime de negligência médica. À luz do DP, as acções e resultados desvaliosos decorrentes da acção/omissão, de uma assistência médica, reconduzem-se aos crimes de ofensa à integridade físcia (que pode ser agravado pelo resultado) e de homicídio por negligência.
O que está em causa é sempre a defesa do valor supremo da vida humana e o princípio da dignidade da pessoa humana.
O principal dever do médico é o dever de cuidado. Este é um dever objectivo. Que envolve outros deveres - de preparação e informação.
Ora, quando a acção/omissão da conduta adoptada pelo médico é contrária ao dever objectivo de cuidado que lhe é exigível e, o resultado nefasto dessa acção/omissão, teve como pressuposto específico a violação desse dever de cuidado, e, lhe é, a ele, médico, atribuída e imputada, estamos no domínio da negligência médica.


(podemos continuar noutra altura Sr. Bastonário!)

12:34 da manhã  
Blogger Joaopedro said...

Ganda pinta, senhor Pinter.
Parabéns.
O quené preciso é animar a malta.

9:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home