Quem vier depois
Que apague a luz e pague as contas
Está tudo a fechar...
O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Cunha Ribeiro, defende o fim desta instituição e a sua substituição pelo atendimento pré-hospitalar assegurado pelo hospital local. link
O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Cunha Ribeiro, defende o fim desta instituição e a sua substituição pelo atendimento pré-hospitalar assegurado pelo hospital local. link
DD 06.05.05
4 Comments:
No recente leran-lunch de 5ª feira, escxlareceu que quis dizer que o INEM deixarria de se justificar se estivesse assegurada a emerg~encia pré-hospitalar. Aí também se defendeu CS itinerantes. ... Muita retórica existe neste país!
Embora surpreendente, compreende-se a posição do presidente do INEM.
A reorganização dos serviços de urgência colocou-o na linha de fogo.
Têm (estarão prestes a ter) ambulãncias (VMER's, CODU's, etc.) mas faltam-lhe os recursos humanos.
Fecham-se os SAP's e entra em funcionamento uma rede de emergência pré-hospitalar.
Se esta falhar (por falta de meios) ninguém imputa ao MS o fecho "antecipado" dos SAP's.
Logo, está criado um "bode expiatório" - o INEM.
Ninguém gosta de ser colocado, ou "empurrado", para esta situação.
Portanto, resta sair deste filme (defender o seu fecho) - passar a "batata quente" ao vizinho!
"Os loucos abrem os caminhos que depois emprestam aos sensatos"
- Carlo Dossi
"learn-lunch", perdão. O cansaço faz destas coisas.
O Presidente do INEM não tem desculpa. Tem sido calinada atrás de calinada acerca daquilo de que deveria ter um cohecimento profundo.
Hoje foi dia de ouvir a drª Carmen Pignatelli, a finalizar a conferência "sistemas de informação em saúde - do político ao gestor, do profissional ao cidadão".
Ficou-nos um sabor de derrota.
Estamos atrasados décadas.
Dinheiro nunca faltou para o "projecto".. Parece que nos falatm recursos humanos.
E invoca-se o PRACE... Mas.... que raio?! ... As SRS'S pelos vistos têm mais gente que o IGIF. Mas.... afinal onde esteve a "tutela" até agora?
Por isso, advoga, à laia do sistema canadiano, a constituição de uma EPE, quiça SA, para, de forma transparente e independente, pôr, final, disse. Partece que finalmente vai pôr o sistema a andar - que, diz a própria - o iniciou em 1997/2001, e foi... interrompido, porque.... depois, não podia governar :))))))))))))))))))))))))))
Venha de lá a empresa que já ganhou o concurso e :) não produz software (= independência):
Venha de lá a vontade de comunicar! De fazer registos sem ser por pedido ou boa-vontade. De aprender a lidar com estas ferramentas da internet. De se responsabilizar e comunicar aos doentes que também são responsáveis!
De executar. Sim, com transparência. Tarda demais!
Que cada instituição seja capaz de auto-avaliar, sem medo!Que não esconda os seus deficits de comunicação. Que seja capaz de gerra daos pereceptíveis para análise futura de onde se possam extrair ilações.
E...
tanto, tanto mais...
E... logo, logo, dizem que3 amanhã, o nosso PM com ou sem o canudo do Ministro das Obras pùblicas, vai... "inuaugurar, logo, logo, mas parece que é amanhã, " oficialmente" as call- center....
E... a tão almejada extinção das SRS's, quedarse-á, em Junho ou Julho ( OU? OU????) , dizem, TAMBÉM,pela absorção pelas correspectivas ARS's das suss sub's, ou seja............ 5 (cinco .... das 18!). Melhor: 4, a de Portalegre foi Pioneira.
Enviar um comentário
<< Home